23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Hospital Infantil ensina técnica de tratamento de queimaduras à equipe gaúcha que tratará vítimas da Boate Kiss

spot_img

Hospital Infantil ensina técnica de tratamento de queimaduras à equipe gaúcha que tratará vítimas da Boate Kiss

spot_imgspot_img

Por ser considerado centro de referência nacional no tratamento de queimados, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul enviou uma equipe de nove profissionais para conhecer e aprender a técnica de implantação da matriz de regeneração dérmica utilizada nos pacientes do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis. A ideia é aplicar o modelo de tratamento realizado no hospital público catarinense no estado gaúcho.

O secretário Antônio Fernandes explicou que o treinamento da equipe gaúcha permitirá aos profissionais do Hospital Cristo Redentor, de Porto Alegre, tratar as sequelas das vítimas da tragédia da Boate Kiss, de Santa Maria. O hospital já recebeu autorização do Ministério da Saúde para tratar as sequelas desses pacientes, liberando 40 placas de matriz dérmica para os implantes.

“Há oito anos realizamos este procedimento de alta complexidade, credenciado pelo Ministério da Saúde, que é referência no Brasil e na América Latina. Por isso, anualmente recebemos profissionais de outros estados para treinamento e capacitação”, destaca o chefe da Ala de Queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), o cirurgião pediátrico Maurício Pereima.

A equipe do estado vizinho, coordenada pelo diretor-geral dos hospitais do Rio Grande do Sul, o cirurgião plástico Antônio Fernandes, outros dois médicos, dois enfermeiros e quatro residentes, permaneceu na capital catarinense por dois dias na última semana. Nesse período, tiveram aulas teóricas de rotinas no tratamento de sequelas em queimaduras, bem como aulas práticas.

A parte prática consistiu em aulas sobre implantação da matriz de regeneração dérmica, que é uma pele artificial usada para reparar sequelas causadas por queimaduras. Ambas as atividades foram ministradas pelo cirurgião pediátrico Maurício Pereima e pelo médico do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), o cirurgião-geral e plástico Dilmar Leonardi.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img