Para atender a pacientes que levavam até seis meses para ser tratados na rede pública, o Departamento de Cirurgia da Clínica Oftalmológica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC), em Florianópolis, acabou de adquirir e colocar em operação dois aparelhos a laser para a correção de retinopatias em diabéticos e prematuros.
Com isso, será possível melhorar o atendimento ambulatorial de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Estado, embora a maior concentração de casos registrados na unidade ocorra na região da Grande Florianópolis.
Por enquanto, a capacidade de atendimento é superior à demanda, mas um convênio do HU com a Prefeitura da Capital tende a aumentar o número de procedimentos no hospital.
No caso dos bebês com necessidade de cirurgia, os procedimentos são feitos no próprio hospital, com sedação dos pacientes. Com os novos equipamentos, que custaram em torno de R$ 150 mil, o ambulatório poderá fazer até 40 tratamentos por mês, média de 10 por semana.