17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

IFSC desenvolve câmara fria para conservar vacinas da Pfizer

spot_img

IFSC desenvolve câmara fria para conservar vacinas da Pfizer

spot_imgspot_img

O armazenamento e conservação de vacinas contra Covid-19 da empresa norte-americana Pfizer, que exige baixas temperaturas, pode ser viabilizado na cidade de São José por meio de uma câmara fria desenvolvida no Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O equipamento foi construído por professores e técnicos de laboratório das áreas de Refrigeração e Climatização e de Telecomunicações, com materiais da instituição e sensores cedidos por uma empresa de Florianópolis.

A demanda pela câmara veio da Diretoria de Imunizações da Prefeitura de São José, para armazenar principalmente as segundas doses da vacina da Pfizer, que devem ser aplicadas três meses após a primeira. Os imunizantes devem ser armazenados a baixas temperaturas, e o equipamento está configurado para operar entre -25ºC e -26ºC, tendo chegado, nos testes, a até -30ºC em condições de estabilidade.

O protótipo foi construído com equipamentos do Laboratório de Refrigeração do Câmpus São José do IFSC. A empresa SensorWeb, parceira no projeto, doou sensores e disponibilizou um sistema online para monitoramento remoto do equipamento, com disparo de alarme caso a temperatura dele suba. “Isso deu agilidade ao nosso projeto”, comenta o diretor-geral e professor do câmpus, Tiago Semprebom, que integra a equipe responsável pelo projeto junto com os também professores Arliones Stevert Hoeller Júnior, Jorge Luiz Pereira e Rogério Vilain, além dos técnicos de laboratório Carlos Eduardo Gonçalves e Ronaldo Lindauro de Souza.

Depois de concluídos os testes, o equipamento vai ser repassado à prefeitura de São José, em data ainda a ser definida.

Foto: Site Pfizer Brasil.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img