16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

II Congresso de Energia Solar inicia na UFSC, na terça-feira

spot_img

II Congresso de Energia Solar inicia na UFSC, na terça-feira

spot_imgspot_img

Participantes inscritos poderão realizar, gratuitamente, uma série de mini-cursos.

Veículos elétricos, coletores solares para aquecimento de água e módulos solares fotovoltaicos para gerar energia elétrica, energia gerada pelo vento, pela biomassa e pelas marés. As atenções dos cerca de 800 estudiosos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas que são esperados no Centro de Cultura e Eventos da UFSC entre 18 e 21 de novembro estarão sobre o tema energia e a possibilidade de trocar experiências que, em breve, poderão decorrer em melhorias para a vida de toda a comunidade.

O evento conjunto II Congresso Brasileiro de Energia Solar e III Conferência Latino-Americano da International Solar Energy Society (CBENS & ISES-CLA) é científico, porém mantém um link com o mercado e a sociedade ao discutir a viabilização econômica das tecnologias abordadas e os impactos sócio-ambientais decorrentes do uso (e do não uso) das fontes renováveis de energia.

Palestrantes convidados da Alemanha, Espanha, México, Portugal, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Cuba confirmaram presença. Entre eles: o Chefe da Divisão de Clima e Meio Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ênio Bueno Pereira e a presidente da International Solar Energy Society, Mônica Oliphant (Austrália).

Programação diversificada é uma das atrações
A programação do CBENS & ISES-CLA inicia-se, de fato, um dia antes de sua abertura oficial. Nesta segunda-feira, dia 17 de novembro, os participantes inscritos poderão realizar, gratuitamente, uma série de mini-cursos.

Iniciado o evento, poderão comparecer às sessões técnicas em que serão apresentados 158 trabalhos científicos, visitar uma mostra tecnológica que contará com a participação de empresas expositoras do Brasil e do restante do mundo, conferir a exposição de veículos elétricos, visitar a Casa Eficiente da Eletrosul e os sistemas termo-solares e fotovoltaicos instalados na UFSC, prestigiar a entrega do Prêmio Eco_Lógicas (um concurso de monografias sobre energias renováveis e eficiência energética), ou assistir a uma Mostra de Cinema e Vídeo Ambiental.

O CBENS & ISES-CLA é promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar, International Solar Energy Society (ISES) e a seccional brasileira desta última. Inscrições podem ser feitas no local do evento.

Curiosidade
A Universidade Federal de Santa Catarina é responsável pelo primeiro gerador solar fotovoltaico do país a permitir ligação com a rede elétrica pública e integração à arquitetura de prédio urbano que opera desde setembro de 1997 no Departamento de Engenharia Mecânica. Desde julho de 2004, foi instalado um sistema fotovoltaico também na cobertura do Centro de Cultura e Eventos dessa universidade.

Mais
www.cbens-crlises.com.br

CBENS & ISES – CLA
Data: De 18 a 21 de novembro
Local: UFSC- Universidade Federa de Santa Catarina – Florianópolis-SC
Inscrições: no local

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img