23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Ilha de Santa Catarina é destino no Brasil

spot_img

Ilha de Santa Catarina é destino no Brasil

spot_imgspot_img

Quem conhece Florianópolis se encanta pelas belezas naturais, pela sua gente e cultura. Localizada no sul do Brasil, entre os paralelos de 27º50′ de latitude sul e entre os meridianos de 48º25′ de longitude oeste, a cidade possui cerca de 500 mil habitantes. São 436,5 Km2 de área de acordo com o último levantamento do IBGE – MISAN/RMMW/População Área Territorial 96.

Politicamente, o município de Florianópolis está dividido por duas porções de terras. Uma refere-se à Ilha de Santa Catarina que possui uma área de 424,4 Km2 de forma alongada no sentido norte-sul – 54/18 Km (a leste é banhada pelo oceano Atlântico, a norte pela baía norte e a sul pela baía sul), e a outra porção, localizada na área continental, com área de 12,1 Km2 conhecida como continente, limita-se a oeste com o município de São José.

Unindo as duas porções do município, Ilha e continente, há três pontes: Governador Hercílio Luz, Governador Colombo Salles e Governador Pedro Ivo. O canal sob as pontes é estreito, tem 500 metros de largura e com uma profundidade que já atingiu 28 metros, formando as baías sul e norte.

Na forma geológica, Florianópolis está constituída por duas formações básicas: os terrenos cristalinos e os terrenos sedimentares de formação recente. Os terrenos cristalinos formam as partes mais elevadas da Ilha, destacando-se a cadeia central de direção norte/sul e os pontos rochosos que se sobressaem na periferia. Os terrenos sedimentares constituem as partes baixas onde há formação de dunas, restingas e manguezais.

Florianópolis apresenta as características climáticas inerentes ao litoral sul brasileiro. As estações do ano são bem caracterizadas, verão e inverno bem definidos, sendo o outono e primavera de características semelhantes. A precipitação é bastante significativa e bem distribuída durante o ano.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img