16.6 C
fpolis
quinta-feira, setembro 23, 2021
cinesytem

IMA promove segunda edição do programa ‘Penso, Logo Destino’

spot_img

IMA promove segunda edição do programa ‘Penso, Logo Destino’

spot_img

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) promove, no dia 21, a segunda edição do programa 'Penso, Logo Destino', que cuida do recolhimento itinerante de lâmpadas, pilhas, baterias e eletroeletrônicos, produtos que compõem o sistema de logística reversa. A ação será realizada em parceria com os municípios da região da Grande Florianópolis e entidades gestoras. Nesta edição, o recolhimento vai ocorrer nos municípios  que já aderiram ao programa e que possuem até 20 mil habitantes, como Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Nova Trento, Rancho Queimado, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara.

O programa 'Penso, Logo Destino' está em expansão na região. Para otimizar o trabalho desta etapa, o programa vai incluir no roteiro também os municípios de médio porte que possuem entre 20 e 50 mil habitantes. Desta forma, as cidades de Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista e Tijucas também vão participar do recolhimento itinerante.

Outras informações sobre a segunda edição do recolhimento itinerante podem ser solicitadas através do e-mail:pld@ima.sc.gov.br ou pelo WhatsApp (48) 99989-7630.

Programa

O programa 'Penso, Logo Destino' tem por objetivo a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro Estado brasileiro a fazer a articulação da logística reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população, para o descarte adequado dos resíduos e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

O programa, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, será executado em três etapas: Logística Reversa, Estruturas para a implantação da Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o Estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e o que menos produz resíduo.

Logística Reversa

A primeira fase do projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores, para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

Para isso, o IMA firmou parcerias com entidades gestoras responsáveis pelo recolhimento e destinação de produtos como lâmpadas, eletroeletrônicos, pneus, embalagens de agrotóxicos e óleos, pilhas e baterias que irão instalar pontos de coleta nos municípios que aderirem ao programa, além de promover, em coesão com as instituições parceiras, campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais. Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu,que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O 'Penso, Logo Destino' tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Saúde e as prefeituras, entre outras entidades. O programa visa à conscientização, à mudança de comportamento e à construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.

 

 

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img

Leia mais