23.6 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

IMA recolhe mais de 12 mil pneus em mobilização do Programa Penso, Logo Destino junto com a Saúde

spot_img

IMA recolhe mais de 12 mil pneus em mobilização do Programa Penso, Logo Destino junto com a Saúde

spot_imgspot_img

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente de 2022, entre os dias 23 de maio e 03 junho está ocorrendo mais uma mobilização para recolhimento de pneus inservíveis no Estado de Santa Catarina. A ação acontece por meio da parceria entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA), através do Programa Penso, Logo Destino, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) os municípios, e a entidade Gestora do Sistema de Logística Reversa de Pneus Inservíveis em todo o Brasil, RECICLANIP. Esta é a terceira edição da mobilização, e já foram recolhidos 12.163 pneus inservíveis.

A ação visa a retirada de pneus de locais abertos onde ocorre acúmulo de água e a destinação correta do material a fim de contribuir para a diminuição de pessoas infectadas, o que é fundamental, especialmente, neste período de pandemia. Assim, além de garantir a preservação ambiental, a iniciativa busca proteger a saúde de toda a população, pois a correta destinação dos pneus inservíveis é importante para evitar a disseminação do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.

A população pode contribuir com a iniciativa entregando pneus nos pontos específicos e verificando todo objeto ou local onde tenha água parada, foco de reprodução do mosquito. Os municípios inscritos especificamente para a campanha foram: Sombrio, Turvo, Passo de Torres, Caibi, Cunha Porã, Presidente Castelo Branco, Concórdia, Itá, Irani, São José, Camboriú, Irineópolis, Itaiópolis, Papanduva, Porto União, Agronômica, Dionísio Cerqueira, Romelândia, Caçador, Ipuaçu, Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Xaxim, Abelardo Luz, Galvão.


Na primeira edição em 2020, contamos com a participação de 12 inscrições e recolhimento de 2.107 pneus. Já na segunda edição em 2021 foram 24 municípios inscritos com um quantitativo de 4.169 pneus e, nessa terceira edição temos 25 municípios inscritos e um número expressivo de 12.163 pneus inservíveis, representando um acréscimo de aproximadamente 2,92 vezes, no quantitativo de recolhimento de pneus, até o momento, quando comparado ao ano anterior.

Gráfico 01 – Demonstrativo quantitativo de recolhimento de pneus inservíveis

Devido ao sucesso das mobilizações de recolhimento de pneus inservíveis, a Coordenação Geral da ação que envolve o IMA, a SES e a RECICLANIP, já pensa na possibilidade de realizar a quarta edição da ação, no 2º semestre de 2022, com inscrições iniciadas em agosto.

Imagens: Divulgação/IMA

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img