26.2 C
fpolis
segunda-feira, janeiro 24, 2022
cinesytem

Imagem do Senhor dos Passos ganha 14 réplicas para apreciação de devotos

Imagem do Senhor dos Passos ganha 14 réplicas para apreciação de devotos

spot_img

Para a 244ª edição da Procissão do Senhor dos Passos, uma novidade promete aumentar ainda mais o número de devotos que todos os anos tomam conta das ruas de Florianópolis. Este ano, a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos do Hospital de Caridade criou mais 14 imagens fiéis a original, que podem ser apreciadas na Ilha e parte continental da cidade. Com essa novidade, a expectativa é que o público do evento aumente em 20%, passando de 15 mil para 18 mil pessoas este ano.

As réplicas produzidas no intuito de democratizar ainda mais a devoção, estão expostas nas igrejas da Prainha, Santo Antônio, Agronômica, Saco dos Limões, Trindade, Monte Verde, Canasvieiras, Ingleses, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha, Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Capoeira, Coqueiros e na Catedral (centro). O objetivo é que além do período tradicional de celebração que acontece todos os anos na Quaresma, quando a imagem do Senhor dos Passos sai às ruas, curiosos e devotos de todas as idades possam apreciar a imagem em qualquer dia do ano e em demais lugares.

A imagem

Fabricada por um artista baiano, Francisco das Chagas, a imagem original do Senhor dos Passos, chegou a Florianópolis em 1764 e fica permanentemente no Hospital de Caridade, de onde sai apenas no sábado anterior à Procissão. Vestida com túnica de cor roxa, simbolizando penitencia comum ao período da Quaresma, e tendo o rosto e o corpo banhado de sangue, ela representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. A presença da cruz nas costas e a coroa de espinhos na cabeça, no corpo caído denotam o sofrimento daquele, que para os católicos, salvou a humanidade.

Sobre a Procissão

A procissão será realizada nos dias 28 e 29 de março na Capital, mas no entanto as atividades começam antes. A Irmandade do Senhor dos Passos preparou uma semana inteira com missas e adorações para os fiéis, e na quinta-feira que antecede o evento, dia 26, acontece a tradicional lavação da imagem do Senhor dos Passos por crianças da comunidade.

Segue a programação da Procissão do Senhor dos Passos:

Dia 22/03

08h30 – Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs

Dia 23/03

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 24/03

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 25/03

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 26/03

09h – Missa e Administração do Sacramento da unção dos Enfermos

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 27/03

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 28/03

07h30 – Missa e Procissão do Carregador

17h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos

20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos da Capela Menino de Deus para Catedral

21h30 – Transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para Catedral

Dia 29/03

09h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores

Dia 30/03

8h30 – Missa Ação de Graças

spot_img
spot_img