spot_imgspot_img
Florianópolis, 15 setembro 2024
spot_img

Inaugurada na Grande Florianópolis a primeira Delegacia de Pessoas Desaparecidas de Santa Catarina

SegurançaInaugurada na Grande Florianópolis a primeira Delegacia de Pessoas Desaparecidas de Santa...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Polícia Civil de Santa Catarina inaugurou nesta terça-feira, 24, a Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas (DPPD), no bairro Kobrasol, em São José, na Grande Florianópolis. Esta é a 4.ª unidade de desaparecidos da Polícia Civil no País, tendo apenas em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e agora em Santa Catarina. As informações são da Assessoria de Imprensa da Polícia Civil.

A nova unidade policial terá estrutura para atender a demanda de desaparecidos do estado de Santa Catarina, além de estar direcionada à possível identificação de cadáveres, para evitar o sepultamento de indigentes.

Com a implantação do Cadastro Único de Pessoas Desaparecidas, serão inseridas todas as pessoas que verdadeiramente estão desaparecidas, possibilitando levantamentos estatísticos e o conhecimento da realidade do estado. Outra grande missão, apontada pelo Delegado Titular da DPPD, Wanderlei Redondo, é levantar a identificação de mais de 150 pessoas não identificadas que foram sepultadas como indigentes, um trabalho que contará com outras instituições, como IML.

Durante o discurso do Delegado Geral, Aldo Pinheiro D’Ávila, ele destacou a inauguração da DPPD como uma das mais representativas durante sua gestão. “Nós só temos a dimensão da dor dos familiares das pessoas desaparecidas quando temos contato com elas, o que pude verificar. Números são importantes, mas eles caem abaixo, quando entra o drama de alguém que tem um ente querido desaparecido”, apontou D’Ávila.

A DPPD tem como meta a reintegração do ente querido ao convívio familiar. “A tecnologia é importante, mas não substitui a nossa motivação e vontade de devolver felicidade aqueles que, desesperados, buscam nosso auxílio para poderem, esperançosos, voltar a sorrir”, pontuou Redondo em seu discurso.

O trabalho vai ser uma constante parceria com os órgãos de Segurança Pública, em todas as esferas, com instituições públicas e privadas, além de outros segmentos da sociedade. “Não importa quem achou, e sim que a pessoa foi encontrada”, ressalta o Delegado Titular.

A delegacia fica na Rua Adhemar da Silva, 1135. O telefone é (48) 3665.5595.