27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Inaugurado o Teatro Governador Pedro Ivo em Florianópolis

spot_img

Inaugurado o Teatro Governador Pedro Ivo em Florianópolis

spot_imgspot_img

Atriz Christiane Torloni recebe homenagem especial em sua apresentação no palco do Teatro Governador Pedro Ivo – Florianópolis, 21/11/2008 – Foto: Jaqueline Noceti / SECOM O governador Luiz Henrique, acompanhado da primeira-dama Ivete Appel da Silveira, e o vice Leonel Pavan inauguraram na noite desta sexta-feira (21) o Teatro Governador Pedro Ivo, no Centro Administrativo, em Florianópolis. Com recursos dos Fundos Social e de Cultura, Turismo e Esporte, o Governo do Estado investiu R$ 5,9 milhões no espaço cultural de 2,6 mil m², com capacidade para 750 lugares. Na ocasião, também foi outorgada a Medalha do Mérito Anita Garibaldi, in memoriam, ao senhor Pedro Ivo de Campos, entregue ao irmão Emanuel Campos.

Governador Luiz Henrique e viúva do homenageado, Mariza Campos, descerram a placa de inauguração do teatro – Florianópolis, 21/11/2008 – Foto: Jaqueline Noceti / SECOM “Uma cidade sem cultura não tem destino”, ressaltou Luiz Henrique. “Este espaço foi construído nos rigores de teatros modernos e tecnicamente não perde para nenhum outro. Nele, poderemos receber grandes produções do mundo inteiro, com boa acústica, visibilidade, grande palco, fosso para orquestra, enfim, como os melhores teatros em qualquer capital de primeiro mundo”, explicou o governador.

Para o irmão de Pedro Ivo Campos, Emanuel, a inauguração deste novo espaço cultural é motivo de alegria para a cidade e todo o Estado pois demonstra a preocupação do aprimoramento cultural de seu povo. “Esta entrega constitui o reconhecimento daquele que empresta o seu nome”, destacou.

Após a solenidade, a atriz Christiane Torloni leu um manifesto cultural, iniciando a programação de apresentações no teatro Pedro Ivo. No sábado (22), será realizado para convidados um espetáculo do Balé Folclórico Mazowzse, da Polônia, que estará em turnê por diversas cidades do Estado. “E na próxima quinta-feira (27), assinaremos em Criciúma o contrato para instalação da única filial fora da Polônia deste grande grupo”, informou Luiz Henrique, ao citar outras inaugurações até o final deste ano, como a reforma da Catedral Metropolitana, em Florianópolis, e do Teatro de Pomerode, ambas em dezembro.

Antes do encerramento, o governador acrescentou que, a partir de agora, Santa Catarina tem palco para todos os artistas, nacionais e internacionais. Sobre a programação cultural, lembrou que a receita dos ingressos vendidos para as apresentações no Teatro Pedro Ivo durante a próxima semana será revertida para o Natal das crianças da Fundação Nova Vida.

Dados técnicos – O teatro possui um moderno sistema de iluminação, composto por 210 refletores com capacidade de 265 mil watts de potência. O espaço cultural terá três camarins individuais e dois coletivos, além de um elevador elétrico que deslocará a orquestra do fosso até o palco, dinamizando os espetáculos.

O palco tem uma área de 450 metros quadrados e uma boca de cena de 7 x 14 metros, o que representa um dos diferenciais do projeto, em função da proximidade do palco, de grandes dimensões, com a platéia. O investimento total inclui a obra e mais recursos de cenotecnia e mecânica cênica; revestimentos acústicos; carpetes, poltronas e cortinas; comunicação visual; climatização e urbanização do entorno.

Em relação à segurança, o projeto contempla uma cortina corta-fogo, feita de tecido especial, importada dos Estados Unidos, cujo objetivo é impedir que a platéia seja atingida por um incêndio iniciado no palco. Há também vidros especiais que estouram no caso de incêndio, liberando a fumaça para a área externa.

Participaram da solenidade de inauguração a viúva do ex-governador Pedro Ivo Campos, Mariza Campos; os secretários de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Valter Gallina; de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel; a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Anita Pires; os prefeitos eleito e em exercício da Capital, Dário Berger e Bita Pereira; o governador da Mazovia, Adam Struzik; e o deputado estadual Marcos Vieira.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img