19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Diretores de escolas municipais são eleitos

spot_img

Diretores de escolas municipais são eleitos

spot_imgspot_img

A Secretaria de Educação de Florianópolis realizou no sábado as eleições diretas para diretores de escolas, creches e núcleos de educação infantil. Em apenas sete unidades, de um total de 98, não houve quorum. Puderam votar alunos de quinta à oitava série, profissionais da educação, além de pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes da rede escolar.

O diretor que foi eleito em determinada escola que possui um NEI vinculado, também administrará este complexo. Os dirigentes, que ficarão no cargo por dois anos, serão empossados no dia 19 de dezembro pelo titular da Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

Pinto da Luz avalia que a realização de eleições diretas é sinônimo de democracia no ensino público. Desta forma, complementa, a comunidade pode participar de forma decisiva dos rumos das unidades escolares.

Com base nos dados de outubro do Departamento de Planejamento da SME, a rede de ensino da prefeitura possui um total de 24 mil 756 alunos. Nas 39 creches estão matriculadas 4 mil 979 crianças entre zero e cinco anos.

Por sua vez, os 23 núcleos de educação infantil independentes (NEIs) são responsáveis por 3 mil 725 crianças entre três e cinco anos, enquanto que os sete NEIs vinculados possuem 323 crianças.

Nas 25 escolas básicas existem 14 mil 408 estudantes de primeira à oitava série e nas 11 escolas desdobradas estão matriculados 1.3281alunos de primeira à quarta série do ensino fundamental.

Nas unidades em que não houve quorum nas eleições, a SME deverá indicar os novos dirigentes. É o caso das escolas Albertina Madalena Dias (Vargem Grande), Maria Tomázia Coelho (Santinho), Maria Conceição Nunes (Rio Vermelho) e Dilma Lúcia dos Santos (Armação), além da Creche Santa Terezinha (Prainha), Creche Ingleses e NEI Ingleses.

A homologação e divulgação dos resultados oficiais das eleições serão publicadas na próxima sexta-feira, dia 28 de novembro. Os eleitos vão ficar no cargo entre o período de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2010.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img