22.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Indústria de Santa Catarina registra leve alta nas vendas no primeiro bimestre

spot_img

Indústria de Santa Catarina registra leve alta nas vendas no primeiro bimestre

spot_imgspot_img

As indústrias de Santa Catarina voltaram a registrar pequena alta nas vendas em fevereiro (0,4%) , na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e fecharam o primeiro bimestre com elevação acumulada de 0,8%. É o que aponta a pesquisa Indicadores Industrias, realizada pela Federação das Indústrias (FIESC) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O acréscimo foi acompanhado por maior utilização da capacidade instalada, que subiu um ponto percentual e chegou a 83,9 em fevereiro, o maior índice desde dezembro de 2010. Outro indicador que apresentou incremento na comparação com 2012 (6%) foi a massa salarial, que aumentou pelo quarto mês consecutivo. Já a quantidade de horas trabalhadas apresentou queda de 2,6% em relação ao ano anterior.

Segundo a pesquisa da FIESC, o desempenho das vendas foi influenciado principalmente pelos setores do Vestuário (16,7% no bimestre), com entrega de novas coleções, e de Bebidas (30,5), com muitas empresas retornando de férias coletivas.

O resultado catarinense seguiu movimento nacional de crescimento moderado. Os dados brasileiros divulgados nesta semana pela CNI mostram que houve alta de 0,5% em relação a fevereiro do ano anterior e de 3,5% no acumulado de 2013 sobre 2012, influenciados principalmente pelo bom desempenho do setor automotivo.

A pesquisa Indicadores Industriais SC, realizada mensalmente pela FIESC, leva em consideração dados de 180 indústrias do Estado. A partir de fevereiro, passou a utilizar a classificação das atividades pelo critério CNAE 2.0, do IBGE, em conformidade com os indicadores nacionais da CNI.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img