18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Inflação do mês em Florianópolis foi menos da metade da registrada no mesmo período do ano passado

spot_img

Inflação do mês em Florianópolis foi menos da metade da registrada no mesmo período do ano passado

spot_imgspot_img

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) divulgou nesta terça-feira, 7, o Índice de Custo de Vida em Florianópolis no mês de janeiro: 0,52%. Os dados para o índice do mês foram coletados entre 1º e 31 de janeiro de 2017.

Os números do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mostram que o resultado foi 0,69 ponto percentual inferior ao do mesmo período em 2016 (que registrou 1,21%). Em comparação a dezembro de 2016 também houve redução de 0,05 ponto percentual – alta de 0,57%. A variação acumulada dos últimos doze meses é de 6,37%.

O resultado foi influenciado pela variação no grupo Alimentação (-0,31%), com queda de preços nos três subgrupos: Produtos Industrializados (-0,31%), de Elaboração Primária (-0,08%) e Hortifrutigranjeiros (-1,22%).

Os demais grupos registraram alta: Produtos Não-Alimentares (0,11%), Outros Serviços (3,12%, impactado pelo reajuste de 11,51% nas mensalidades escolares) e Serviços Públicos (8,07%, influenciado pelo aumento de quase 12% nas passagens do transporte coletivo).

Confira o relatório mensal e a série histórica do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Custo de Vida de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img