16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Infra-estrutura hoteleira é foco da primeira vistoria de técnicos que avaliam Florianópolis para Copa do Mundo 2014

spot_img

Infra-estrutura hoteleira é foco da primeira vistoria de técnicos que avaliam Florianópolis para Copa do Mundo 2014

spot_imgspot_img

Um passo decisivo para que Florianópolis seja uma das sedes da Copa do Mundo 2014 foi dado na manhã desta quarta-feira (5), durante reunião, na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, entre técnicos de uma empresa de consultoria internacional, contratada pela Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib) e representantes das dez câmaras temáticas que compõem o Comitê Executivo de candidatura do Estado ao Mundial.

Os técnicos vieram a Florianópolis para realizar um levantamento da estrutura do saneamento, transporte, turismo e saúde da cidade. O grupo de técnicos, formado por Leandro Nunes de Souza, Paulo Takito e André Cruz, deverão permanecer em Florianópolis até sexta-feira (7).

A reunião serviu principalmente para que o cronograma das visitas fosse definido. A vistoria acontecerá nesta quarta-feira, das 14h30min às 16 horas, na Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; e a partir das 16h30min, na Secretaria de Estado da Saúde. Na quinta-feira (6), as reuniões serão focadas no saneamento, das 9 às 12 horas, e discutirão a situação e planejamento da Casan e da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental. A partir das 14 horas, a reunião acontece entre consultores, Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) e Secretaria Regional do Continente.

Das 14 às 16 horas de sexta-feira, o tema a ser discutido e apresentado aos técnicos será o transporte. Na parte da manhã, o assunto na pauta será mobilidade urbana e, no período da tarde, as condições dos aeroportos e vias federais acontecerão entre representantes do Deinfra, DNIT, Infraero e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

As visitas técnicas serão constantes até meados de janeiro de 2009 nas 18 cidades candidatas a sediar o evento em 2014. A partir das inspeções, a Abdib identificará a situação atual das cidades e projetará a infra-estrutura ideal para sediar o mundial, de acordo com as exigências da Fifa.

Os principais requisitos a serem analisados pelos técnicos, nas visitas que realizarão, serão: infra-estruturas portuária e viária (acessibilidade), energia, telecomunicações, rede hoteleira, saneamento básico, potencial turístico, segurança pública e rede hospitalar. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, considera as visitas importantes. “A inspeção de diferentes segmentos vitais para a realização de um evento do porte da Copa do Mundo Fifa de 2014, é apenas mais uma etapa que demonstra que Florianópolis está no páreo e poderá ser uma das cidades sedes escolhidas”, ressalta otimista.

O grande desafio da Abdib é entregar o relatório até 15 de fevereiro de 2009 para a CBF/Fifa e o Ministério do Esporte, constando o levantamento de todas as 18 cidades-candidatas. Segundo Joceli de Souza, consultor de Relações com o Mercado da Secretaria e responsável pelas ações que envolvem a candidatura catarinense, os técnicos estão sendo permanentemente atendidos nos pedidos de informações que realizam, segundo os prazos fixados.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img