16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Praça XV recebe faxina geral antes do Natal

spot_img

Praça XV recebe faxina geral antes do Natal

spot_imgspot_img

Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, a Praça XV de Novembro, vai passar por uma limpeza geral antes de receber a tradicional decoração natalina que antecipa os festejos. A faxina será feita neste sábado (08/11), a partir das 8h, por um grupo de mais de 100 voluntários – empregados e empresários do segmento de asseio e conservação. O mutirão de cidadania marca as comemorações pelos 20 anos do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados de Santa Catarina (Seac/SC) e integra uma campanha, que acontece de forma simultânea em todas as capitais brasileiras, promovida pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac).

Com o mote “Preservando o que é nosso”, a ação em Florianópolis vai abranger a lavação e limpeza do piso de toda a Praça XV, manutenção das áreas verdes e coleta de lixo, que será depositado numa caixa brook (papa-entulho) cedida pela Comcap. Já o mato e ervas daninhas, retirados dos canteiros, serão entregues a Floram para uso em atividades de educação ambiental com crianças e adolescentes. “O lixo é um dos maiores problemas que prejudicam o meio ambiente. Com essa ação, queremos mostrar que todos nós somos responsáveis pela conservação ambiental e por garantir que Florianópolis continue sendo a capital da qualidade de vida no país”, justifica o presidente do Seac/SC, José Augusto Pereira dos Anjos.

Limpeza e conscientização

Os voluntários vão usar cerca de 350 litros de detergente neutro e desinfetante, além de contar com suporte de dois caminhões e duas máquinas de hidrojato para o trabalho. A ação conta com apoio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Secretaria de Obras, Guarda Municipal de Florianópolis, Comcap e Polícia Militar/SC. São também parceiras as empresas Banana Brasil, Macrovita, Água Mineral da Guarda, Colônia e Kuerten Ltda – fornecedora dos materiais biodegradáveis e sem riscos de toxicidade ambiental, que serão utilizados no mutirão.

Durante a operação de limpeza serão distribuídos 5 mil folhetos educativos com dicas sobre como colaborar com a conservação do meio ambiente. Ao final do evento, previsto para encerrar por volta das 13h, os voluntários vão dar um abraço na Praça XV de Novembro, nas imediações da figueira, ocasião em que será plantada uma árvore de Manacá da Serra, simbolizando o esforço coletivo para conservar um dos mais visitados patrimônios da cidade.

Ao mesmo tempo em que alerta sobre a importância da preservação ambiental, a ação busca também dar visibilidade ao segmento de asseio e conservação, através de um movimento nacional do setor que mais gera empregos com carteira assinada no Brasil – totalizando cerca de 1,5 milhão de trabalhadores – além de ser também o maior empregador de mão-de-obra feminina. A Ação Nacional Febrac – Limpeza de Áreas Verdes vai envolver 27 sindicatos associados e abranger todas as capitais brasileiras, com ações simultâneas no dia 8 de novembro. “Entre quase 30 mil trabalhadores do segmento em Santa Catarina cerca de 70% são mulheres”, confirma José Augusto Pereira dos Anjos, presidente do Seac/SC.

O Quê: Ação social para limpeza da Praça XV de Novembro

Lavação do piso, manutenção das áreas verdes, coleta de lixo e distribuição

de folders de conscientização / plantio de muda

Quando: 8 de novembro – das 8h às 13h

12h30 – abraço à Praça XV e plantio de muda de Manacá-da-serra

O manacá-da-serra (Brunfelsia uniflora) é uma planta originária da mata atlântica brasileira, e abundante na região sul. Pertence à família Solanaceae e é do mesmo gênero da quaresmeira (Tibouchina granulosa) e da orelha-de-onça (Tibouchina holosericea), mais conhecidas que o próprio manacá. Atinge de 2m a 15 m de altura. Possui flores brancas e rosas que proporcionam um visual muito bonito. Floresce durante a primavera e o verão, entre novembro e fevereiro, com belas floradas que variam do branco ao lilás colorindo a paisagem regional do final do ano.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img