23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Inscrições abertas para o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

spot_img

Inscrições abertas para o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

spot_imgspot_img

Escolas, estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação poderão inscrever trabalhos para a 10ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero até 28 de novembro de 2014. A premiação é realizada pela da Secretaria de Políticas das Mulheres (SPM) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Educação (MEC) e a ONU Mulheres. As informações são da Agecom.

As inscrições devem ser feitas por meio do site do Prêmio. Os autores dos trabalhos premiados recebem valores em dinheiro, bolsas de estudos, equipamentos de informática e assinaturas de revistas acadêmicas.

Atualmente, a premiação se divide em cinco categorias contempladas: estudante do ensino médio; estudante de graduação; graduado, especialista e estudante de mestrado; mestre e estudante de doutorado; e escola promotora de igualdade de gênero. Os autores recebem valores em dinheiro, bolsas de estudos, equipamentos de informática e assinaturas de revistas acadêmicas.

Cada categoria segue pré-requisitos específicos. No caso dos estudantes de graduação é preciso enviar a ficha de inscrição preenchida, currículo atualizado em Plataforma Lattes, artigo científico elaborado pelo estudante durante o curso de graduação, além do resumo do artigo que deve possuir entre 500 e 1.000 palavras. Acesse o regulamento completo.

Sobre o prêmio

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi criado em 2005 , no âmbito do Programa Mulher e Ciência, e tem o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão crítica acerca das desigualdades entre mulheres e homens. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq/MCTI), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e da ONU Mulheres.

Trata-se de um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos. A intenção é estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil e sensibilizar a sociedade para tais questões.

Após nove edições, o concurso já recebeu mais de 26 mil inscrições e premiou diversas redações e artigos científicos dos estudantes de ensino médio, estudantes de graduação, graduados, especialistas, estudantes de mestrado, mestres e estudantes de doutorado.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img