Inscrições para concurso de fotos e desenhos da Mata Atlântica se encerram dia 30

163

Podem participar alunos e professores do 5º ano de escolas públicas e privadas da Grande Florianópolis. Os mais bem colocados serão premiados com tablets, smartphones, bicicletas e diárias para um resort em Florianópolis

Outubro de 2021 – Alunos do quinto ano do Ensino Fundamental da Grande Florianópolis e professores da rede pública e privada têm até o próximo sábado (30/10) para se inscreverem no concurso de desenhos e fotografias ‘Caminho da Mata Atlântica’. O objetivo do concurso é aproximar a comunidade escolar da Mata Atlântica, um dos biomas líderes mundiais em biodiversidade e que tem forte presença na região da Grande Florianópolis.

Os desenhos feitos pelos alunos e as fotografias produzidas pelos professores devem refletir a valorização da Mata Atlântica, destacando a importância de sua conservação e recuperação ao retratar aspectos da fauna, flora ou seu potencial turístico. O concurso é uma iniciativa do Instituto Camargo Corrêa em parceria com a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e conta com o apoio da concessionária Arteris Litoral Sul e da FEMESC (Federação de Escalada e Montanhismo do Estado de Santa Catarina). As inscrições são on-line e cada participante pode inscrever apenas um trabalho.

O diretor de operações sul da Arteris, César Sass, reforça que a valorização da vida é um dos valores da companhia, incluindo neste conceito além da segurança viária, a conservação ambiental na gestão das operações e no crescimento sustentável do negócio, com o compromisso da preservação do ecossistema local. “Ao longo de todo o trecho concessionado executamos dezenas de programas ambientais que buscam conversar o meio ambiente. Mas projetos sociais como esse, de educação ambiental, são fundamentais para conscientizar as crianças do seu papel como agente ativo nesta missão coletiva, que é deixar um legado sustentável para as próximas gerações”, comenta César, referenciando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), na qual a Arteris é signatária.

Premiação

Na primeira etapa, serão escolhidos os três melhores desenhos e as três melhores fotografias de cada um dos 24 municípios da região. Os vencedores da etapa municipal disputarão a fase final, que premiará os três melhores nas categorias desenho e fotografia. O regulamento do concurso pode ser acessado no site.

Os principais quesitos que serão julgados pela comissão avaliadora são a adequação do trabalho à temática proposta, a criatividade e a originalidade, além da capacidade de comunicação com o público. Não serão aceitas obras que já tenham sido exibidas em público, recebido algum prêmio ou visivelmente plagiadas da internet.

Os alunos responsáveis pelos desenhos mais bem avaliados na etapa final serão premiados com um smartphone (1º colocado), um tablet (2º colocado) e uma bicicleta (3º colocado). Já os professores que produzirem as melhores fotografias irão receber duas pernoites com direito a acompanhante no Resort Costão do Santinho, em apartamento de frente para o mar de Florianópolis. A entrega do prêmio será em 19 de novembro, em cerimônia de comemoração aos 30 anos da Epagri, em Florianópolis.

Na avaliação da diretora-executiva do Instituto Camargo Corrêa, Bárbara Bueno Mattos Galvão, o concurso irá estimular por meio da arte a consciência sobre a preservação do bioma, integrando alunos, professores, familiares e comunidade local. “O desenho e a fotografia são algumas das nossas principais formas de expressão e uma importante ferramenta para engajar as pessoas. Além de premiar o talento artístico dos participantes, o concurso irá levar mais conhecimento sobre o bioma, despertando a importância de preservarmos um patrimônio ambiental tão rico em diversidade”, afirma Bárbara.

Concurso de fotos e desenhos Caminho da Mata Atlântica

Como funciona? Participantes devem produzir desenhos e fotografias que retratem a Mata Atlântica

Quem pode participar? Alunos e professores do 5º ano de qualquer escola da Grande Florianópolis

Como participar? Formulário e trabalho devem ser inscritos pelo site

Até quando? As inscrições se encerram no dia 30 de outubro

Qual o prêmio? Os alunos receberão smartphone, tablet e bicicleta e, professores, duas diárias num resort de Florianópolis com acompanhantes.

Quem promove? Instituto Camargo Corrêa em parceria com a EPAGRI e apoio da Arteris Litoral Sul e FEMESC

Sobre o Instituto Camargo Corrêa

Criado em 2000, o Instituto Camargo Corrêa (ICC) orienta o investimento social do portfólio Mover e em especial da Camargo Corrêa Infra e seus clientes, atuando nas regiões onde as obras da empresa são realizadas. Em parceria com clientes, poder público, instituições não governamentais e lideranças comunitárias, promove projetos voltados ao desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo e ao acesso das comunidades mais vulneráveis à uma infraestrutura digna. Todas as inciativas do ICC são alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e pilares do ESG.