22.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Inscrições para o concurso literário do Sinergia termiam dia 16

spot_img

Inscrições para o concurso literário do Sinergia termiam dia 16

spot_imgspot_img

O Sindicato dos Trabalhadores da Industria de Energia de Florianópolis – Sinergia, está com inscrições abertas até o dia 16 de dezembro para a 8ª edição do Concurso Literário Conto e Poesia. Podem participar do concurso os catarinenses (residentes ou não no estado) e não-catarinenses residentes no estado, de qualquer idade. Os participantes poderão apresentar até 3 textos inéditos (não publicados em livro) em cada gênero, sendo que os contos não deverão exceder a seis páginas, e as poesias a três páginas. A ficha de inscrição está disponível aqui.

O objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio cultural e estimular a criação literária. Os contos não deverão exceder a seis páginas, e as poesias a três páginas. A temática do concurso é livre e a premiação aos autores classificados é a publicação dos trabalhos em livro, além de 15 exemplares do mesmo. A obra, contendo 15 contos e 30 poesias, é enviada para todas as bibliotecas públicas do Estado de Santa Catarina, entidades culturais do estado e do país.

Histórico do Concurso

Em 1990 o Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região passou por uma reformulação da sua organização política rompendo com o assistencialismo e buscando construir uma ação integrada com a sociedade e as lutas mais gerais numa perspectiva de transformação social. Fruto dessas mudanças, foram criadas as diretorias de saúde, formação, imprensa e cultura. A Diretoria de Cultura lançou um desafio à categoria para formar um grupo de estudo que teria como objetivo construir a proposta cultural para o sindicato. Envolvendo cerca de 20 eletricitários e uma pesquisa na categoria, foram sendo delineadas as ações. Com o passar do tempo as ações foram sendo avaliadas e melhor definidas. Foi assim que em 1992 foi lançada a primeira edição do Concurso Literário Conto e Poesia, que surgia como uma maneira de incentivo e acesso a escrita e leitura, uma ferramenta de diálogo do sindicato com a sociedade. Assim, ao longo do tempo, o concurso foi promovendo, estimulando e difundindo parte da produção literária realizada em Santa Catarina e incentivando, principalmente, a leitura de obras de autores catarinenses criando um intercambio cultural. E assim, desde 1992, o Concurso vem ocorrendo a cada 3 anos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img