21.2 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Intercâmbio entre os brasileiros aumentou 13% em 2022; Feira em Florianópolis reuniu diversos participantes e expositores

spot_img

Intercâmbio entre os brasileiros aumentou 13% em 2022; Feira em Florianópolis reuniu diversos participantes e expositores

spot_imgspot_img

Os participantes também puderam assistir palestras sobre assuntos relacionados ao intercâmbio

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio demonstrou que, em comparação a 2019, houve uma média de crescimento de 13% em 2022 no número de estudantes brasileiros no exterior que foram mediados por agências ou redes de viagens. Em 2019 foram 386 mil brasileiros realizando o intercâmbio, mas em 2022 o número saltou para 455 mil.

O aumento no interesse pôde ser percebido durante a Feira do Intercâmbio em Florianópolis, realizada na última quinta-feira, 25 de maio, no Hotel Intercity. O evento, totalmente gratuito, reuniu diversos interessados em realizar o intercâmbio, e 16 expositores, que apresentaram oportunidades para países como Estados Unidos, Austrália, Canadá, África do Sul, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Malta e Irlanda. 

Além dos espaços para esclarecimento de dúvidas e oportunidades, os participantes também puderam assistir palestras sobre assuntos relacionados ao intercâmbio. 

Ainda de acordo com a pesquisa, os dez países preferidos dos intercambistas são o Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Austrália, Malta, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha e Alemanha. 

É o caso de Dagnaldo Gil dos Passos, 53 anos, e Raime Arceno dos Passos, 17 anos, pai e filha que desejam realizar o intercâmbio juntos para os Estados Unidos ou Canadá. O interesse da adolescente é fazer faculdade de fotografia e moda no exterior. O pai, que já trabalha com música, também deseja realizar intercâmbio para um destes dois destinos, e o objetivo é fazer a sua primeira graduação, em Artes. “Eu até comecei a faculdade aqui, mas precisei parar. Agora, como eu trabalho com eventos e sou músico, quero juntar as duas coisas, o inglês e a faculdade. Nunca tive a oportunidade de viajar para fora do país, seria a primeira vez”, conta. 

Já Isabela Menezes Branco, 15 anos, que também estava no evento, conta que tem muita vontade em fazer intercâmbio. “Gostaria de ir para o Canadá ou para Irlanda, para fazer o high school, que é o ensino médio. Por isso, vim para assistir às palestras. Tenho muita vontade de fazer intercâmbio, e a minha avó também me incentiva bastante para que eu faça”, afirma. 

Para o expositor Diogo Scherer, da International House Sidney, a principal busca dos brasileiros está em cursos de idiomas. “A escola oferece intercâmbio para a Austrália, temos programas de cursos de idioma, e técnicos, voltado à área de negócios, e para menores de idade. Hoje, a maioria dos brasileiros procura o intercâmbio para aprender uma nova língua, necessitando da língua inglesa seja para viajar ou evoluir na carreira, por exemplo. Acho que a importância de um evento como esse é que os participantes têm a oportunidade de ter um contato mais próximo com as escolas, e obter as informações de forma mais apurada. afirma o gerente de marketing da escola.

Atualmente, são várias as opções de programas de intercâmbio, e, segundo a pesquisa, o mais comercializado é, de fato, o curso de idiomas, seguido do Curso de férias para jovens; Ensino médio; Curso de Idioma com Trabalho Temporário; Curso profissional, certificado ou diploma; Graduação; Pós-Graduação (MBA ou Master); Work and Travel; Trabalho Voluntário; Pós-Graduação (Mestrado ou Doutorado); Internship; e Au pair (família anfitriã).

Entre os principais fatores positivos que favoreceram o aumento do intercâmbio estão o controle da pandemia (1º); Interesse do cliente vivenciar uma experiência internacional (2º); Necessidade do cliente diferenciar o currículo no mercado de trabalho (3º); Necessidade do cliente investir em idiomas (4º); Interesse do cliente investir em educação internacional (5º). 

Para o organizador da Feira, Eduardo Heidemann, foi muito satisfatório organizar um evento como este em Florianópolis. “É uma grande alegria ter organizado esse evento, e ver o sucesso que foi, tendo reunido tantas pessoas e oportunidades num só lugar. Acho que cumprimos com o nosso objetivo, que foi esclarecer a todos os participantes do evento as suas dúvidas, e mostrar que é possível escolher um destino que compreenda todas as necessidades”, conclui.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img