19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Ironman Brasil 2009 será destaque no esporte nacional

spot_img

Ironman Brasil 2009 será destaque no esporte nacional

spot_imgspot_img

O Ironman Brasil 2009, programado para o dia 31 de maio, na Praia de Jurerê Internacional, será a atração do esporte nacional neste final de mês. Pelo nono ano consecutivo, a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, será o palco da mais importante prova de triatlo no país e única seletiva da América Latina para a final do circuito mundial Ironman, no Havaí.

Mais uma vez, a disputa surpreende ao quebrar o recorde no número de participantes, com 1500 atletas inscritos, amadores e profissionais, de 34 países. Eles terão pela frente o desafio de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida pela ilha. A meta, uma das 50 vagas para o Havaí, além da premiação de 50 mil dólares para os melhores profissionais. A largada está marcada para as 7h, em frente ao Clube Doze de Agosto, local também da chegada dos competidores. Em 2008, No ano passado, o argentino Eduardo Sturla, primeiro vencedor em Floripa, e a brasileira Fernanda Keller foram os melhores. Sturla completou a prova em 8h28min24seg, enquanto Fernanda marcou 9h24min49seg. Raul Furtado, com o quinto lugar, foi o brasileiro mais bem colocado no masculino. O Ironman Brasil faz parte de um circuito mundial que classifica cerca de 1.500 atletas para a final no Havaí (EUA), no mês de outubro. Com 50 vagas abertas, a prova torna-se atrativa aos competidores de vários países, que têm a chance de brigar por um lugar na final e ainda aproveitar a viagem para fazer turismo pelo país. Os recordes da prova são de 2001, ano de estréia da prova na capital catarinense: 8h11min10seg no masculino, obtido pelo argentino Eduardo Sturla, e 9h10min 02seg no feminino, marca feita pela norte-americana Wendy Igraham.

Os destaques do exterior deste ano são os argentinos Oscar Galindez, tricampeão da disputa, e Eduardo Sturla, bicampeão em 2001; o checo Petr Vabrousek, terceiro colocado nos Ironman da Malásia e África do Sul, e quinto colocado no Brasil em 2001. Pelo Brasil, os principais nomes são Reinaldo Colucci, vice-campeão em 2007, Raul Furtado, quinto colocado no ano passado, Fábio Carvalho, sexto colocado em 2006, Ivan Albano, quinto colocado em 2005, e o experiente Alexandre Ribeiro, todos especialistas em longas distâncias.

No feminino, as atrações são as norte-americanas Dede Griesbauer, vice-campeã do Ironman Brasil em 2007 e duas vezes top ten no Ironman World Championship, em 2007 e 2008, Heather Gollnick, cinco vezes campeã do Ironman do Havaí, e Lauren Jensen, cinco vezes top 5 no Havaí (vice-campeã em 2004 e 2005, terceira em 2006, e quinta em 2007). O principal nome nacional é, mais uma vez, Fernanda Keller, com cinco vitórias na disputa e atual campeã, e nada menos que seis medalhas de bronze no Ironman do Havaí. Outros nomes fortes do Brasil são a paulista Carla Moreno, que faz sua terceira participação na prova e é a atual campeã do Ironman Brasil 70.3, e a brasiliense Mariana Ohata, atleta que integra a seleção olímpica.

Foto ilustrativa: Jurerê Internacional / Deolhonailha

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img