23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Ironman Brasil 2011: disputa em Florianópolis tem três campeões confirmados

spot_img

Ironman Brasil 2011: disputa em Florianópolis tem três campeões confirmados

spot_imgspot_img

Os tricampeões Eduardo Sturla e Oscar Galindez e a bicampeãFernanda Keller estarão na disputa, dia 29 de maio

No dia 29 de maio, em Jurerê Internacional, acontece o Ironman Brasil 2011, que reunirá 200 atletas de 34 países. A prova, única seletiva da América Latina para o Mundial Ironman do Havaí, contará com os melhores competidores do gênero no país e destaques do exterior, prometendo, mais uma vez, elevado nível técnico, tanto no amador, como no profissional. Entre os destaques estão três campeões da disputa na capital catarinense: os argentinos Eduardo Sturla e Oscar Galindez, cada um com três títulos, e a brasileira Fernanda Keller, bicampeã em Floripa.
A largada será às 7h, na praia de Jurerê Internacional, Florianópolis (SC). Em jogo, 50 vagas para o Ironman do Havaí entre os amadores. O desafio é de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida, com tempo limite de 17h. Luke Mackenzie, da Austrália, venceu em 2010 com novo recorde: 8h07min38seg; Tereza Macel, do Canadá, ganhou entre as mulheres: 9h19min12seg.
Maior nome do triatlo nacional nas últimas décadas, Fernanda Keller é também a atleta brasileira com melhor retrospecto do Ironman Brasil em Florianópolis. Foram dois títulos, em 2004 e 2008, além de três segundos lugares. Com um histórico para lá de vitorioso, a experiente atleta será outra vez esperança de vitória nacional.
No masculino os principais nomes são dois argentinos. Eduardo Sturla, primeiro campeão da prova, tem três títulos (2001, 2008 e 2009), assim como seu conterrâneo Oscar Galindez (2003, 2006 e 2007) – este radicado no Brasil há muitos anos. A prova do dia 29 tem tudo para ter este duelo à parte, enquanto os triatletas nacionais correm em busca do primeiro título em Floripa.
Vale lembrar que não haverá vagas para os profissionais. A WTC, que coordena o circuito mundial Ironman, implantou um novo sistema de pontuação para os profissionais, no qual os mesmos serão pontuados de acordo com a classificação na prova, que se somará a outras pontuações em outras disputas, e os melhores colocados ganharão as vagas.
A programação oficial começa no dia 25 de maio, com a abertura da Expo Ironman. A partir daí, acontece uma série de ações, com destaque para os congressos técnicos para todas as categorias, amadores e profissionais, todas no Clube Doze de Agosto. Na sexta-feira, dia 27, será a vez do tradicional Jantar de Massas, a partir das 19h, no P12. No dia 29 as atividades começam cedo, às 4h30, com a pintura dos atletas e acesso à área de transição. A largada será às 7h, com término à meia-noite. Na segunda-feira, dia 30, será a vez do almoço de confraternização, também no P12.
Mais informações no site.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img