25.1 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Jeans – Um clássico que nunca sai de moda

spot_img

Jeans – Um clássico que nunca sai de moda

spot_imgspot_img

A indústria da moda vive em constante transformação, o que está em alta agora em seguida vai ser substituído por outra tendência e assim sucessivamente. Contudo, existem algumas peças que são atemporais e nunca perdem seu espaço no nosso guarda-roupa. Entre elas está o jeans, que já foi reformulado e relançado nas mais diversas lavagens e modelagens, mas continua sendo o queridinho de todos.

O jeans é originário da cidade francesa de Nimes, cujo nome foi abreviado para denominar o tecido, que ficou conhecido como denim. Inicialmente, em 1792, foi desenvolvido em tons de marrom para ser uma vestimenta resistente e durável utilizada por trabalhadores rurais e marinheiros que passavam longos períodos viajando. No ano de 1837, o tecido foi importado para os EUA por Levi Strauss, que o popularizou entre os mineradores durante a Corrida do Ouro da Califórnia. Entre o fim do século XIX e início do XX, as calças jeans já tinham ganhado as características que apresentam até hoje, como os tons azulados e os bolsos traseiros.    

O status de item fashion só veio em 1930, através das roupas usadas pelos cowboys nos filmes americanos de gênero Western. Duas décadas depois, em 1950, a peça já tinha se consolidado como uma das favoritas entre as estrelas do momento, como Marlon Brandon, James Dean e Marilyn Monroe e logo virou sinônimo de um visual jovem e moderno. O movimento Hippie dos anos de 1970 trouxe uma mudança na modelagem padrão, com as famosas calças boca de sino que viraram febre na época.

Enquanto isso, o denim passou das ruas para as passarelas, sendo utilizado por estilistas renomados como Calvin Klein, em coleções que contavam não apenas com as já conhecidas calças jeans, mas também com camisas, saias, shorts e macacões feitos com o material. A década de 1990 ficou marcada pelas calças largas de cintura baixa, pelas jardineiras e pelo estilo destroyed com detalhes de rasgados nas peças, que se manteve em alta durante os anos 2000.

Em 2001, Britney Spears e Justin Timberlake viraram o centro das atenções no tapete vermelho de uma premiação de música graças a seus icônicos looks combinando de jeans da cabeça aos pés. (fig 1.) No final da década, o modelo de calça skinny virou uma unanimidade e dominou a moda de jeanswear por muitos anos, perdendo seu posto de mais usado apenas recentemente.

Hoje em dia o que está em alta é a versatilidade, não há um único modelo que esteja se sobressaindo acima dos outros. Tivemos a volta da modelagem mais ampla, especialmente popular entre os mais jovens, mas há aqueles que não abandonam o visual mais ajustado da calça jeans skinny.  A verdade é que existe espaço para todos os gostos e estilos e não tem necessidade de ter que escolher apenas um, a polivalência da mulher reflete também no seu guarda-roupa. Além disso, não importa a sua vibe do dia, sempre há um estilo de jeans propicio para todas as ocasiões informais, basta conhecê-los.  

Tipos de Jeans

Skinny

Geralmente feita com elastano, a calça skinny possui uma modelagem bem ajustada ao corpo, acompanhando as curvas do cós até a barra. Apesar de não ser tão confortável quanto outros modelos, esse estilo ainda é apreciado por muitos, uma vez que com ele é possível montar looks mais arrumados, assim como mais despojados, conforme as outras peças usadas para compor o visual.

Reta

A calça jeans de corte reto é o modelo mais clássico de todos, não tão justa quanto a skinny, mas ainda sem ter uma modelagem ampla, ela acentua menos a silhueta. Essa peça, com a barra dobrada, é muito usada para fazer a famosa combinação de jeans e camiseta, que apesar de ser um look básico, nunca deixa de ser estiloso, principalmente com o auxílio de acessórios.

Destroyed

Já passou o tempo em que jeans destroyed era utilizado apenas pelos mais jovens como uma forma de parecerem irreverentes. O estilo, que é caracterizado pelas lavagens mais desbotadas e por rasgões, pode ser utilizado combinado a outros cortes de calças, assim como em outras peças jeans, como shorts, saias, camisas e macacões. Os recortes podem ser detalhes discretos ou aberturas maiores, tudo é uma questão de preferência. Muito usado em looks descontraídos, o jeans destroyed pode ser utilizado para dar uma quebrada em peças mais formais, como um blazer por exemplo.  

Mom

O modelo de calça que recebeu esse nome pois era uma verdadeira febre entre as mães nos anos 80 e 90, voltou a ficar em alta recentemente. Ele possui um visual retrô caracterizado pela cintura alta e por uma modelagem larguinha que vai afunilando perto da barra. A peça contrapõe muito bem com um cropped, criando um visual bastante descolado, mas também fica incrível em looks de inverno com jaquetas e casacos longos abertos. Uma ótima opção para os climas mais quentes são os shorts mom jeans que são tão versáteis e estilosos quanto a versão mais comprida.

Flare

A calça flare é uma evolução das calças boca de sino dos anos 70, justa até o joelho, ela vai alargando até a barra e muitas vezes cobre o sapato. Ela é ótima para criar visuais mais sofisticados, formando um par perfeito com camisas. Além disso esse tipo de calça alonga a silhueta, principalmente se for usada em conjunto com sapatos de salto alto. Para quem prefere um visual mais descontraído, ela também cai muito bem com regatas larguinhas colocadas para dentro da calça.     

Boyfriend

Inspirada no jeans masculino, a calça jeans boyfriend possui um design bem largo e corte reto. Muito confortável, o modelo da um ar bem casual e despojado para o visual, especialmente quando possui detalhes destroyed. Com ele é possível criar looks no estilo tomboy, assim como dar uma quebrada com outras peças mais femininas.

Pantacourt

A calça pantacourt possui uma modelagem ampla como uma pantalona, mas o comprimento é mais curto, normalmente um pouco acima da canela. Dependendo da largura, ela até pode parecer com uma saia midi, sendo tão confortável quanto e excelente para montar looks frescos no verão junto com regatas, croppeds e t-shirts.   

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img