22.5 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

João Batista propõe parceria com a UFSC para pensar a cidade

spot_img

João Batista propõe parceria com a UFSC para pensar a cidade

spot_imgspot_img

O prefeito de Florianópolis, em exercício, João Batista Nunes, propôs parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em projetos de mobilidade e planejamento urbano. O primeiro passo aconteceu ontem (14) na reitoria da UFSC, no gabinete do magnífico reitor Álvaro Tobes Prata. A intenção de João Batista, ex-aluno do curso da Faculdade de Administração da UFSC, é trabalhar com técnicos da universidade num planejamento inteligente para resolver os problemas que cidade vem enfrentando.

Num primeiro momento, João Batista quer institucionalizar, por meio de ofício, o estreitamento entre a administração pública municipal e a UFSC. E num segundo momento trabalhar idéias. No encontro de hoje foram discutidos projetos que podem ser ajustados com as colaborações de técnicos da administração municipal e dos departamentos de tecnologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

A administração pública, por exemplo, tem interesse em construir uma ciclovia universitária para atender aos moradores da bacia do Itacorubi que estudam ou trabalham na UFSC e adjacência. A idéia foi aplaudida com entusiasmo pelo reitor Prata que revelou o projeto, ainda incipiente, sobre a bike de aluguel para servidores e alunos se movimentarem no campus. “Um projeto completa o outro”, ressaltou o reitor.

Prata aproveitou a oportunidade e falou dos planos de expansão para o Norte e Sul da Ilha. Informou que no Sul da Ilha a universidade vai construir um campus gigante na “Fazenda da Ressacada”. João Batista afirmou que o Sul da Ilha está sendo a bola da vez com ruas pavimentadas, ciclovias, rede de esgoto e outras melhorias.

De acordo com o prefeito em exercício, as duas instituições vão formar uma comissão para estudar o planejamento da cidade ainda este ano, passando pela mobilidade urbana até o Plano Diretor Participativo (PDP). “Nossa idéia é trazer o plano diretor da universidade para ser inserido no nosso PDP”. O presidente da Câmara dos Vereadores, Gean Loureiro, e o vice-reitor da Ufsc, Carlos Alberto Justo da Silva, também participaram da reunião.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img