21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Jornalista analisa redes tecnológicas e sociais de comunicação

spot_img

Jornalista analisa redes tecnológicas e sociais de comunicação

spot_imgspot_img

Em um mundo em que as redes estão cada vez mais presentes no cotidiano, cresce a importância de estudá-las e refletir sobre as possibilidades e potencialidades de redes internacionais baseadas em novas tecnologias, como banco de dados, Internet, listas e publicações. Esta é a proposta do jornalista Márcio Vieira de Souza em seu novo livro “Redes informatizadas de comunicação: A teia da rede internacional DPH”. A publicação – que teve como base a tese de doutorado defendida pelo autor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC – será lançada nesta quinta-feira, 18 de dezembro, às 19 horas, no Espaço Cultural Governador Celso Ramos – BRDE.

Partindo do estudo de uma grande rede internacional – Rede Diálogos para o Progresso da Humanidade (DPH) – o autor propõe uma discussão sobre mídia e conhecimento por um viés tecnológico. A rede DPH é uma espécie de enciclopédia virtual, composta por pessoas e organizações formais e informais interessadas em intercambiar o melhor de seus conhecimentos e experiências. “O objetivo inicial, foi criar um banco de dados com informações que represente o melhor da experiência de cada membro, seja qual for a sua procedência, da ação de base ao laboratório de investigação e pesquisa”, explica Souza. Entre seus filiados estão organizações não-governamentais (ONGs), associações, pesquisadores e redes temáticas.

O livro está sendo lançado pela Bucher acadêmica, tradicional editora de São Paulo, com mais de cinqüenta anos de publicações e com distribuição nas principais redes de livrarias do país.

Márcio Vieira de Souza é jornalista, mestre em Sociologia Política e Doutor em Engenharia de Produção (2002) com ênfase em mídia e conhecimento pela UFSC. É autor, entre outros trabalhos, dos livros: As vozes do silêncio: o movimento pela democratização da comunicação no Brasil” (1996) e co-autor do livro: “A comunicação na Aldeia Global: cidadãos do planeta face à explosão dos meios de comunicação” (Ed. Vozes), 2005. É professor do programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí, Univali.

Serviço:

Lançamento do livro “Redes informatizadas de comunicação: A teia da
rede internacional DPH”
Autor: Márcio Vieira de Souza
Local: Espaço Cultural Governador Celso Ramos – BRDE
Av. Hercílio Luz, 617, Centro – Florianópolis
Data: 18 de dezembro, às 19 horas.


Contatos:

Estela Ramos – Espaço Cultural, telefone (48) 3221-8100
Márcio Vieira de Souza: marciovieiradesouza@gmail.com , telefone (48) 9982-2737
* Fábio Mafra – SC-01225/JP fabio.mafra@brde.com.br (48) 3221-8055 / (48) 9962-1845
* Gabriela Wolff gabriela.wolff@brde.com.br (48) 3221-8139
* Rafaela Cera rafaela.cera@brde.com.br (48) 3221-8121 / (48) 9166-6408

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img