21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Jornalista da Epagri ganha prêmio nacional de ciência

spot_img

Jornalista da Epagri ganha prêmio nacional de ciência

spot_imgspot_img

A jornalista Eonir Malgaresi, repórter da TV da Epagri, foi a vencedora do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu na categoria Profissional de Comunicação. Com a premiação, entregue no dia 9 de dezembro em Foz do Iguaçu, a Confap  reconhece a contribuição de Eonir na aproximação entre a ciência e a sociedade.

Eonir faz parte da equipe que produz o programa de televisão SC Agricultura, transmitido em rede nacional pelo Canal Terra Viva e outros 22 canais de TV a cabo, além do YouTube

Eonir foi indicada ao prêmio pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) . O Prêmio foi dividido em duas etapas: estadual e nacional. A estadual aconteceu em outubro. “Estou aqui com o coração transbordando de gratidão! Representar Santa Catarina já foi uma vitória, estar entre os três finalistas nacionalmente foi a suprema alegria e agora o primeiro lugar é para fechar 2021 com chave de diamante!”, comemora a jornalista. Ela lembra que popularizar a ciência é um compromisso do Departamento Estadual de Marketing e Comunicação da Epagri. “Esse reconhecimento vem coroar minha trajetória profissional na Empresa”, ressalta.

Em 2021,  Eonir completou 42 anos de trabalho na Epagri, onde começou a atuar como extensionista. Ela ingressou em 1979 na Acaresc, empresa que em 1991 se uniu à Empasc para criação da Epagri. Em 1985 a jornalista passou a atuar como repórter do programa Campo e Lavoura, produzido pela Acaresc e veiculado para todo o Estado por uma emissora de televisão aberta.

Da esquerda para direita: presidente do Confap, Odir Antônio Dellagostin; jornalista Eonir; presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen; e Aloisio Nelmo Klein, professor da(Foto: Francieli Oliveira)

Atualmente, Eonir faz parte da equipe que produz o programa de televisão SC Agricultura, transmitido em rede nacional pelo Canal Terra Viva e outros 22 canais de TV a cabo, além do YouTube. Em 36 anos de atuação em televisão, Eonir foi responsável pela produção de mais de 2.500 títulos, dentre os mais de 10.000 vídeos que fazem parte do acervo da Epagri em seus 40 anos de televisão rural, alguns deles premiados nacionalmente.

As produções de Eonir contribuíram significativamente para o desenvolvimento sustentável do campo e do mar, fortalecimento e expansão do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e para a popularização da ciência. “Difundir para a sociedade os esforços empreendidos pelos pesquisadores na busca de soluções aos problemas econômicos, sociais e ambientais são desafios constantes de nós, profissionais de comunicação. E mais que isso: trata-se de um compromisso, uma responsabilidade em transmitir, com linguagem simples e direta, a importância da ciência para o avanço da sociedade”, afirma a jornalista.

“A indicação da Eonir para representar Santa Catarina nesta premiação nacional é um orgulho para os mais de mil e seiscentos profissionais que atuam na Empresa”, afirma a presidente da Epagri Edilene Steinwandter. Ela lembra que a comunicação é um dos pilares da Epagri na difusão de conhecimento para o desenvolvimento sustentável do meio rural catarinense. “Esta premiação vem reforçar a certeza de que estamos no caminho certo”, celebra a presidente.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img