16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Jovens empreendedores realizam feira de bijouterias

spot_img

Jovens empreendedores realizam feira de bijouterias

spot_imgspot_img

Dezenove jovens de comunidades carentes de Florianópolis integram as oficinas da FUCAS

Nesta quinta, 29/01, das 09h00 às 17h00, uma turma de jovens integrantes dos programas da fundação assistencial FUCAS realizam uma feira com as bijouterias produzidas por eles mesmos na sede do Núcleo de Assistência Social (NAS/FUCAS), em Capoeiras. O projeto integra mais uma etapa da capacitação através dos programas Jovem Aprendiz e Jovem Empreendedor, sendo que a criação de uma empresa real, com todas as etapas cumpridas, tem o apoio da Junior Achievement.

Os jovens já estavam sendo capacitados desde maio pela FUCAS, no programa Jovem Empreendedor, onde eles passam por sete módulos de aprendizado, totalizando 400 horas de aulas. O coordenador do programa de capacitação da FUCAS, Diogo Alencastro Silva, ressalta que as atividades trazem benefícios para todas as partes. “Nós cumprimos nosso objetivo de inclusão destes estudantes, moradores do Morro da Caixa, e a sociedade recebe jovens mais qualificados”.

Os módulos que os sete jovens participam incluem aulas sobre as vantagens de permanecer na escola, ética, economia pessoal e introdução ao mundo dos negócios. Depois eles passam pelos cursos de Montagem e Manutenção de Computadores, Liderança Comunitária e, por fim, o módulo da Mini-Empresa, onde eles aprendem a montar uma empresa, escolhendo um produto ou serviço a oferecer e passando por todas as etapas até chegar à venda de um produto ou serviço. No caso destes jovens, a empresa é de bijouterias, tem o nome de Fenix e os produtos estarão expostos nesta quinta-feira.

O professor Bento Júnior da Silveira, diz que o interesse dos alunos em garantir uma perspectiva no mercado de trabalho é muito grande e eles se dedicam bastante aos estudos.

Primeira carteira
Entre os jovens que estarão na Feira, sete já conseguiram emprego na empresa Prosul, sendo que foram contratados em outubro, mas só agora em janeiro é que passaram a cumprir expediente porque até então ainda estavam sendo capacitados. Renan Palhano da Silva Lemos, Fernando Pereira, Tiago de Souza Brito, Douglas Masieiro, Gabriela Amaral Martins, Silvia Diane Rodrigues e Pamela Suzanny da Silva receberam em outubro das mãos do gerente de Recursos Humanos da Prosul, Antônio Marcos Villo, o contrato, a Carteira de Trabalho assinada e o primeiro contra-cheque.

Cada um vai receber meio salário mínimo por um período de quatro horas diárias de trabalho, todos eles possuem entre 16 e 17 anos. “É o segundo projeto desse tipo da Prosul, mas esse é mais amplo e sentimos uma forte preocupação da FUCAS com a capacitação e orientação destes jovens”, ressaltou Antônio Marcos. Durante o período que ficam na empresa, estes jovens serão acompanhados pelo educador José Henrique de Oliveira e pela assistente social da FUCAS, Maria Deliane Matias.

Feira de Bijouterias – Jovens aprendizes da FUCAS
Data: 29/01 – das 09h às 12h e das 13h às 17h
Local: FUCAS – Avenida Ivo Silveira (ao lado da estação da Celesc, próximo à cabeceira da ponte) – Florianópolis-SC
Quem procurar: Professor Bento Júnior da Silveira

Por Letícia Wilson

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img