27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Laboratório do HU-UFSC é utilizado para desenvolvimento de 17 pesquisas

spot_img

Laboratório do HU-UFSC é utilizado para desenvolvimento de 17 pesquisas

spot_imgspot_img

A estrutura da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas (ULAC) do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) está sendo utilizada, atualmente, para o desenvolvimento de 17 pesquisas, de acordo com dados divulgados pelo Setor de Gestão da Qualidade do laboratório.

O processo de cadastramento e análise de projetos de pesquisa é estruturado pela unidade em conjunto com a Gerência de Ensino e Pesquisa do HU desde 2019. Com isso, é possível obter um controle do volume de pesquisas que utilizam a estrutura do laboratório.

De acordo com a técnica de laboratório do HU, Cristiane Quadros Mademann, que é integrante da equipe do Setor de Gestão da Qualidade do ULAC e gerencia as pesquisas no laboratório, a unidade é usada nestes estudos para coleta de amostra biológica, análise (processamento) destas amostras, acesso ao banco de dados (laudos e estatísticas, por exemplo) ou utilização do espaço físico (bancadas e equipamentos, por exemplo).

Desde 2019, foram cadastradas na ULAC 34 pesquisas, sendo 15 em 2019, oito em 2020 e 11 neste ano. De acordo com o cronograma das pesquisas, são 17 em ativa e as demais concluíram o trabalho no laboratório (sendo que algumas podem requisitar ampliação do prazo).

Entre as pesquisas em andamento estão trabalhos que envolvem estudos sobre diagnóstico da infecção por bactérias, percepção de risco de agentes de saúde, alterações metabólicas em casos de cirrose, nutrição, perfil laboratorial de pacientes, estudos sobre diabetes, Covid-19, entre outras.Confira a relação das pesquisas aqui.


Legenda foto:  Heloísa Zorzi Costa – Técnica de Laboratório da ULAC/HU-UFSC.Foto: Ricardo Torres.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img