17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Lançamento de coletânea em Florianópolis interage em novas mídias

spot_img

Lançamento de coletânea em Florianópolis interage em novas mídias

spot_imgspot_img

O coquetel de lançamento da coletânea nacional XXI POETAS DE HOJE EM DIA(NTE) vai acontecer no sábado, dia 18 de abril de 2009, a partir das 20h, na Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Organizada por Aline Gallina e Priscila Lopes com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, e publicada pela editora Letras Contemporâneas. A coletânea reúne 21 poetas (incluindo as organizadoras) que possuem trabalhos divulgados através da internet.

Em nota introdutória Aline e Priscila referem-se aos textos como e-poesia, ou seja, as poesias que têm sido divulgadas em revistas e jornais virtuais, blogs, sites de literatura, e-books, entre outros meios cibernéticos. A coletânea conta com a participação de autores já publicados como Victor Paes (editor da Confraria do Vento), Rubens da Cunha (cronista do Jornal A Notícia), Victor da Rosa (escreve para o Diário Catarinense e para o Jornal A Notícia), a espirituosa Estrela Ruiz Leminski cujo sobrenome traz a saga poética de Alice Ruiz e Paulo Leminski. Mas a coletânea propõe-se a lançar alguns nomes e nisso incluem-se as organizadoras que, até então, só haviam participado de pequenas manifestações literárias. Também participam do livro Jayro Schmidt (introdução) e Eduardo Jorge (prefácio).

Outro lançamento já marcado, em São Paulo, será no dia 23 de maio, às 19h30min, no Bar do Batata, no bairro Jardins. A idéia de organizar uma coletânea nasceu com a criação do blog Cinco Espinhos, no qual as autoras postavam semanalmente um texto de um escritor inédito ou, digamos assim, pouco (re)conhecido no espaço intitulado Garimpo Semanal. Acabaram se apaixonando pelo trabalho de seleção e pelas pessoas que tiveram oportunidade virtual de conhecer, e entraram com um projeto na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina em 2008. XXI POETAS DE HOJE EM DIA(NTE) é o resultado dessa iniciativa que não deve parar por aí: não há apenas 21 poetas hoje em dia, nem há apenas poetas.

A coletânea é organizada pelas catarinenses Priscila Lopes e Aline Gallina (que também participam com poemas), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina. Os poetas foram “garimpados” pelas organizadoras através da internet, parte deles era até então inédita em livro. A idéia surgiu a partir da criação do blog CINCO ESPINHOS -mantido pelas organizadoras – no qual semanalmente eram postados poemas de autores ainda não (re)conhecidos.

Mais informações no blog: http://www.xxipoetasdehjemdiante.blogspot.com/

Lançamento em Florianópolis

Barca dos Livros
18 de abril às 20h
Rua Senador Ivo d’Aquino, 103
Lagoa da Conceição
Fone: (48) 3879-3208

Lançamento em São Paulo

Bar do Batata
23 de maio às 19h30
Endereço:
Rua Bela Cintra, 1333, Jardins
Fone: (11) 3068-9852

Autores que participam dessa edição:
Aline Gallina
Caio Cezar Mayer
Cynthia Lopes
Érica Zíngano
Estrela Ruiz Leminski
Karinna Gulias
Izabela Leal
Julia Almeida
Júlia Studart
João de Moraes Filho
Marcelo Montenegro
Marcelo Sahea
Mônica de Aquino
Paulo Aquarone
Priscila Lopes
Ronaldo Werneck
Rubens da Cunha
Victor da Rosa
Victor Paes
Wilson Gorj
Wilson Guanais

Maiores Informações:
Priscila Lopes, (48) 9164-5927.
Aline Gallina, (48) 9915-6262.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img