29.6 C
fpolis
terça-feira, janeiro 25, 2022
cinesytem

Lavação da imagem do Senhor dos Passos reunirá crianças da comunidade no centro da capital

Lavação da imagem do Senhor dos Passos reunirá crianças da comunidade no centro da capital

spot_img

Evento faz parte da programação da tradicional Procissão do Senhor dos Passos, realizada pela Irmandade que a nomeia

A tradicional Procissão realizada desde 1766 em Florianópolis, a Procissão do Senhor dos Passos, terá no próximo dia 26 um de seus pontos altos, com a lavação da imagem, realizada por crianças com até sete anos, que representam a inocência e a pureza. Tradicionalmente a lavação é feita 15 dias antes da Sexta-feira Santa.

Após a lavação toda a água utilizada na lavagem será misturada com água benta e será distribuída aos fiéis, com apoio da Santa Rita, que disponibilizará 1.000 garrafas pet de 350 ml para facilitar a distribuição. Os que preferirem podem levar seus próprios recipientes. A distribuição será realizada na Capela Menino Deus.

A imagem do Senhor dos Passos, de grande valor artístico, foi esculpida pelo baiano Francisco Chagas. Para quem a contempla proporciona visões diferenciadas, conforme o ângulo de observação. O destino inicial da imagem era a cidade Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O barco que a trazia fez escala, para abastecimento, na antiga Desterro e após três tentativas frustradas em seguir viagem a Rio Grande, devido à fortes tempestades inesperadas, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na Desterro, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto.

A procissão do Senhor dos Passos, uma tradição secular que reúne todos os anos milhares de fiéis representa o caminho sofrido de Jesus em seus últimos minutos de vida, sua crucificação, a morte e sua ressurreição. Este ano o evento acontece nos dias 28 e 29 de março.

spot_img
spot_img