23.5 C
fpolis
quarta-feira, dezembro 1, 2021
cinesytem

Lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos ocorre nesta quinta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

Lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos ocorre nesta quinta-feira em Florianópolis

spot_img

Nesta quinta-feira, 14, às 7h, fiéis de Florianópolis e região se reunirão na Capela Menino Deus para participar da cerimônia de lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos. Lavar a imagem faz parte dos preparativos para a maior manifestação religiosa de Santa Catarina, a Procissão do Senhor dos Passos – que em 2013 completa 247 anos e será realizada no fim de semana, dias 16 e 17.

A lavação, tradicionalmente feita 15 dias antes da Sexta-feira Santa, é um dos pontos altos da programação da procissão: consiste na lavagem da imagem do Senhor Jesus dos Passos por crianças com até sete anos de idade. Na sequência, os adultos entram em cena para secá-la e aproveitam para agradecer graças alcançadas ou fazer pedidos. A água utilizada na cerimônia é misturada com água benta e distribuída aos fiéis.

Em 2013, a população pode apreciar réplicas da imagem do Senhor Jesus dos Passos em 19 igrejas de Florianópolis (Ilha e Continente). As réplicas, produzidas no intuito de democratizar ainda mais a devoção pelo Senhor dos Passos, estarão expostas nas paróquias da Prainha, Catedral Metropolitana de Florianópolis, Santo Antônio (Centro), Agronômica, Capelania da Polícia Militar, Trindade, Monte Verde, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras, Ponta das Canas, Ingleses, Santinho, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha, Saco dos Limões, Estreito, Coqueiros e Capoeiras.

A Procissão do Senhor dos Passos está prestes a ser tombada como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Em sua 247ª edição, a previsão é de que mais de 30 mil pessoas participem dos dois dias de cortejo pelas ruas do Centro da Capital.

Sobre a imagem

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.

A Capela Menino Deus fica na Rua Menino Deus, 376, anexo ao Imperial Hospital de Caridade, Centro.

spot_img
spot_img