18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Liberado o consumo de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões na Caieira da Barra do Sul

spot_img

Liberado o consumo de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões na Caieira da Barra do Sul

spot_imgspot_img

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca desinterditou a localidade de Caieira da Barra do Sul, em Florianópolis, nesta sexta-feira, 3. Após dois laudos negativos demonstrarem que não existe a presença da toxina diarreica (DSP) em cultivos de moluscos, foi liberada a retirada, comercialização e consumo de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões daquela localidade. Com a desinterdição da Caieira da Barra do Sul, a Grande Florianópolis não apresenta mais nenhum caso de moluscos contaminados com a DSP. As informações são da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca.

Os exames laboratoriais são realizados pelo Laboratório Láqua-Itajaí a partir de amostras colhidas pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Apesar da desinterdição do restante do litoral, a Cidasc continua coletando amostras para monitorar a presença da toxina diarreica na água ou nos moluscos bivalves.

A toxina diarréica é produzida por algumas espécies de microalgas que vivem na água, chamadas de Dynophysis, e quando acumuladas por organismos filtradores, como ostras e mexilhões, podem causar um quadro de intoxicação nos consumidores. A presença de Dynophysis é conhecida em Santa Catarina e por isso os níveis da toxina são regularmente monitorados pela Cidasc no litoral. Os últimos episódios de excesso de DSP no estado aconteceram em 2007 e 2008.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img