24.7 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Limpeza dos Mares no Campeche: uma etapa especial com surpresas

spot_img

Limpeza dos Mares no Campeche: uma etapa especial com surpresas

spot_imgspot_img

Ação ocorreu no último sábado (30)

Com várias atividades para a família e principalmente para as crianças, o projeto Limpeza dos Mares ocorreu durante o último sábado (30), na praia do Campeche, em Florianópolis.

Cobrindo uma área que vai do Novo Campeche até as redondezas da praia central, incluindo as restingas, mais uma vez o recolhimento de resíduos foi impressionante – mais de 2.8 toneladas de lixo foram recolhidas e a cada etapa as surpresas não deixam de surgir. Desta vez uma geladeira, próxima ao Novo Campeche, logo na praia, que servia de lixeira a céu aberto, “As pessoas passam e já estão achando comum atitudes como esta”, lamenta Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), uma das organizadoras do evento.

Também foi encontrada uma quantidade enorme de guarda-sóis abandonados, muitas roupas, carteiras de cigarro, bitucas – que sempre estão em toda parte e em grande número – restos de construção, garrafas de vidro, mesa de plástico, cadeira de praia, as sempre presentes garrafas plásticas e muitos outros itens que acabam nos alertando sobre o que fazemos de fato com o nosso lixo.

“Não é ele o lixo que está sendo o vilão nesta história, porque ele não vai parar dentro das restingas, no fundo dos nossos mares praias e costões sem que alguém o use e descarte de modo incorreto, completa Michele Castilho, diretora do projeto.

Alguns destes resíduos recolhidos estão sendo transformados em novos produtos e na etapa além dos utensílios domésticos do projeto, uma nova oportunidade aparece como as sacolas recicladas, que começam também a chegar nas lojas do mantenedor Fort Atacadista, para o qual o Limpeza dos Mares fará doação transformando-os em ecobags.

“A etapa especial fez parte das comemorações da inauguração da nova loja do Fort atacadista que pegou fogo no final do ano passado e em tempo recorde abriu na última semana e deu mais este presente a comunidade, praia limpa e com menos lixo”, comentou Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de marketing do Fort Atacadista.

Na etapa, várias brincadeiras com lixo reciclado foram realizadas além de uma pequena exposição que mostrou que já estamos comendo lixo através de itens retirados do fundo do mar, mostrando um cardápio totalmente indigesto.

O limpeza dos mares chega à triste marca de 123,7 toneladas e isso só foi possível com apoio dos mais de 150 voluntários que participaram de mais esta etapa que contou ainda com a participação dos Alunos da Escola de Aprendizes Marinheiro e da Capitania dos Portos, que participou com equipe no mar e na terra dando um apoio mais do que especial, assim como a Prefeitura de Florianópolis, por meio Comcap, que, além de contêineres, cedeu um quadriciclo com caçamba para auxiliar na retirada do lixo mais pesado.

O Projeto Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR, Mundo Mar, Escola de Mergulho Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista.

Nesta edição tem o apoio da Prefeitura de Florianópolis, da Capitania dos Portos de SC, do Corpo de Bombeiro Militar de SC, da Polícia Militar Ambiental SC, da Rede Laço, do NEPOM, do ICMBio e das empresas Companhia da Praia, do Iate Clube Veleiros da Ilha, Medilona, da BoatLux, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, SUN TECH Protetor Solar, Plastkolor, hotel Slaviero Baía Norte e Atacado Vitória.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais