24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Limpeza dos Mares retira 2,5 toneladas de resíduos no rio Camboriú em apenas duas horas

spot_img

Limpeza dos Mares retira 2,5 toneladas de resíduos no rio Camboriú em apenas duas horas

spot_imgspot_img

No último sábado (18), em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza (World Clean up Day), o projeto Limpeza dos Mares retirou do rio Camboriú, localizado nos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú, cerca de 2,5 toneladas de resíduos do fundo de suas águas e encostas. Realizada desde 2014 em Santa Catarina, a ação foi considerada uma das líderes do mundo nesta data, em que várias outras ocorreram ao mesmo tempo, em 180 países. Cerca de 50 voluntários participaram desta etapa, entre Golfinhos (mergulhadores), Tartarugas (que fazem a coleta em terra) e Estrelas-do-Mar (separador e catalogadores), saíram em comboio marítimo com moto aquáticas e lanchas, subindo o rio que corta os dois municípios.

“A quantidade maior do lixo estava concentrada nas restingas, locais de difícil acesso”, diz Michele Castilho, diretora do projeto. Do lixo recolhido, foram encontrados televisores, restos de geladeira, bonecas, bicicletas, brinquedos, vaso sanitário, roupas, cadeira de praia, tampa de caixa d’água, capacete, telhas, isopor, tanque de combustível de motor, grelha de churrasqueira, bombonas, chinelos, sapatos, chopeira, garrafas PET, garrafas de vidro, embalagens, latas de cerveja, de spray, de alimentos, mamadeira, chupetas fraldas descartáveis, isqueiros, entre outros objetos.

“Iniciativas que promovem o engajamento da comunidade, como o Limpeza dos Mares, despertando o público para a cidadania, têm muito a agregar para nossa sociedade. O projeto é um exemplo prático de como a soma de pequenos esforços gera mudanças significativas”, afirma Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de Marketing do Fort Atacadista, patrocínio mantenedor do Projeto.

O projeto Limpeza dos Mares chegou a sua 26ª edição totalizando 113,2 toneladas de lixo retiradas dos mares, praias, costões, fundo do mar, encostas de rios que foram separados, catalogados e dado o destino correto. Nesta etapa, a base de apoio foi a marina Jet House, de onde saíram as embarcações.

 “Apoiar um projeto como o Limpeza dos Mares está totalmente alinhado com nossos valores e o respeito às futuras gerações”, destaca Marcell Gossen, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ArcelorMittal Vega, um dos patrocinadores do Limpeza dos Mares.

A realização do projeto limpeza dos mares realizada é da ACATMAR – Associação Náutica Brasileira em parceria com MUNDO MAR e Acquanauta Floripa, com apoio nesta edição da BoatLux Cotas Náuticas Balneário Camboriú, Marina Jet House, Acibalc, comitê Camboriú e Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú por meio da Recicla BC e da secretaria de obras.

            O mantenedor do projeto é o Fort Atacadista e o patrocínio é da ArcelorMittal.

O apoio ao projeto é da Polícia Militar Ambiental de SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Cia da Praia, medilona, P& P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Paulista balões e infláveis, Iate Clube de SC – Veleiros da Ilha, Plastkolor e o programa Bandeira Azul.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img