24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Literatura infantil debate a preservação da Amazônia

spot_img

Literatura infantil debate a preservação da Amazônia

spot_imgspot_img

No próximo dia 24 de novembro Aldemir Guimarães lança na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping em Florianópolis a obra A Formiga Solitária, que conta a saga de uma simpática formiguinha que trabalha em prol da natureza e traz um ensinamento sobre como olhar o mundo de outra forma e as pessoas como verdadeiros amigos.

O livro traz uma mensagem ligada ao meio ambiente, especialmente, em defesa da Amazônia. Procura mostrar o quanto os seres humanos podem ser formiguinhas para ajudar a preservar a natureza. “Se uma formiga, como a Brasileia, personagem da obra, tão insignificante perante a imensidão da floresta, faz seu trabalho com tanto empenho e devoção o que nós, seres humanos não poderíamos fazer”, afirma o autor. “A idéia é incentivar a criançada a praticar uma leitura dinâmica e pensar nessa questão”, completa.

A Formiga Solitária é a terceira obra do escritor, que nasceu em São Gonçalo, mas começou sua carreira de professor e sociólogo na serra catarinense. Depois de lançar seu primeiro livro, Meu Tempo, Nosso Tempo (Litteris Editora), em 2004, Guimarães não parou mais e hoje percorre várias cidades com suas histórias sempre positivas.

O segundo livro, Jorginho – O Menino de Ouro (Nitpress), lançado no ano passado, também é dedicado às crianças. “Escrever para o público infantil é um projeto antigo, que agora estou colocando em prática. Em 2010, minha intenção é lançar dois livros”, declara Aldemir Guimarães.

Aldemir viveu por mais de quatro anos em Lages (SC), onde se formou em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense. Simultaneamente atuou como repórter da TV Coligadas (RS) e do Jornal de Santa Catarina.
Em 1984, se mudou para Roraima, onde fundou a Academia Roraimense de Letras e escreveu a coluna Olho Vivo no jornal Folha de Boa Vista. É membro da Associação Niteroiense de Escritores e do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre o evento

A Formiga Solitária (Litteris Editora, 16 págs; R$ 12,00) tem lançamento e sessão de autógrafos no próximo dia 24 de novembro a partir das 19h30 horas na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img