23.1 C
fpolis
terça-feira, julho 5, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Living gourmet integra estar e cozinha em um único ambiente multifuncional

Living gourmet integra estar e cozinha em um único ambiente multifuncional

spot_imgspot_img

Arquiteta resgata a importância de desacelerar e “respirar” e homenageia o pai em espaço na Casa Cor Santa Catarina 2021. Visitação segue aberta ao público até o dia 12 de setembro.

Um ambiente multifuncional pensado para o convívio entre familiares e amigos, aconchegante, que proporciona a sensação de paz e desperta boas lembranças: assim é o Living Gourmet “Respiro”, assinado pela arquiteta Mariana Maisonnave na Casa Cor Santa Catarina 2021. 

O living de 52m², com ilha gourmet, sala de jantar e área de estar integrados, oferece aconchego e funcionalidade a partir de um projeto contemporâneo com escolha de móveis, disposição e revestimentos que atendem as necessidades do dia a dia. “Ao buscar o fundamental, o minimalismo se materializa na presença de peças essenciais, linhas geométricas e cores neutras, onde aconchego e frescor se encontram”, explica a profissional.

O espaço minimalista e aconchegante é uma homenagem ao pai da arquiteta que ficou temporariamente em coma por consequências da Covid-19 e resgata um dos principais ensinamentos que a pandemia trouxe: a importância do respiro. “Estamos todos acelerados, em um mundo tão cheio de informações, que está difícil filtrar o que realmente é importante. Algumas experiências parecem vir para nos mostrar a necessidade de pausa e da tomada de consciência – um ‘respiro’ – para encontro do equilíbrio e daquilo que é essencial para nós: estar com quem amamos”, resume Mariana. 

A inovação ganha forma nos revestimentos, com atenção para as grandes lastras Palissando, lançamento da Portobello, que foram aplicadas de forma inédita no projeto: painéis em diferentes níveis estão sobrepostos e iluminados entre si. As micropérolas na composição do efeito Velvet, da Coral Tintas que recria o veludo,  criam nuances de cor e textura fazendo a parede e teto se destacarem com uma iluminação e aparente movimento. 

Desenhado especialmente para o ambiente, o sofá off white modulado, lançamento batizado como City pela parceira Studio Ambientes, fica ainda mais versátil com a possibilidade de uso para ambos os lados, servindo como um ambiente de estar ou ampliando o uso como chaise. As almofadas espessas e as mantas sobre a estrutura do sofá conferem ainda mais conforto, transmitindo quase que um convite para envolver o corpo de quem senta sobre ele. 

Versátil e funcional, a poltrona LINA na cor menta, design assinado pela Suíte Arquitetos, ganha destaque na decoração e compõe o visual minimalista do espaço, agregando ainda mais frescor e harmonia ao ambiente. “Apostar em modelos e texturas diferentes garante a modernidade e completa a harmonia do living”, comenta Mariana. O cabideiro Argola e a luminária Adobe, assinados por Guilherme Wentz, um dos principais designers brasileiros, são pontos de destaques escuros e dão sofisticação ao living

Na ilha gourmet Mariana também pensou na funcionalidade sem abrir mão do requinte e apresenta o primeiro cooktop de indução com coifa integrada do mercado brasileiro. A peça recém-chegada ao país, da Franke Suíça, possui algumas vantagens desejáveis: por ser um eletrodoméstico híbrido, a coifa funciona sob demanda, aumentando e diminuindo a intensidade de acordo com o uso. Além disso, por estar totalmente embutida na bancada, permite um ambiente mais livre e sem excesso de elementos superiores, como as tradicionais coifas aéreas, que poluem o campo de visão. 

“O living Respiro traz uma interpretação das memórias afetivas da nossa infância e dos tempos de longo convívio familiar. Lembranças que se solidificam com o uso de materiais que são uma releitura de elementos vistos na antiga casa dos nossos avós, como o granilite e a palha natural, mas de forma totalmente contemporânea, leve e descomplicada”, destaca Mariana.

A madeira também ganhou destaque no ambiente com uma mesa de jantar retangular em carvalho e acompanhada de oito cadeiras com encosto em palha natural e assento estofado, assinado pela designer Daniela Ferro. Para completar o visual a arquiteta apresenta o pendente Vênus, em aço galvanizado e couro, do designer Vinicius Siega, modelo lançado em 2021 e exposto pela primeira vez em uma mostra de arquitetura.

Símbolo da perseverança, a Oliveira foi a árvore escolhida para estar ao centro do ambiente. “Ela é a representação da resiliência familiar, pois possui uma grande capacidade de recuperação – quando queimada ou cortada consegue brotar novamente a partir das suas raízes.  Foi uma homenagem à minha mãe, que é uma grande guerreira e também não pude deixar de homenagear”, completa. 

Aos visitantes da mostra Catarinense, a arquiteta planejou uma experiência sensorial completa. Para tanto foi criada uma identidade olfativa: um aroma resultante de uma mistura de óleos essenciais concebido para despertar relaxamento e ativar as vias respiratórias. A trilha sonora também foi pensada com carinho, ao longo da concepção do projeto, com uma seleção de músicas que nos traz memórias afetivas, e pode ser controlada por voz pelo sistema de automação instalado no espaço, pela empresa Smart Homes. 

Ficha técnica:

Sistema de automação: Smart Homes;

Revestimento: Lastras Palissando, lançamento da Portobello;

Textura: Velvet na cor Cinza de Grife, da Coral Tintas; 

Sofá: modelo City, da Studio Ambientes;

Mantas e almofadas: Pia Laus; 

Poltrona: modelo Lina, da Suíte Arquitetos;

Banquetas apoio sofá: designer Henrique Schreiber, Studio Ambientes; 

Cabideiro Argola e Luminária de Piso Adobe: designer Guilherme Wentz.

Ilha Gourmet:

Móveis planejados: Todeschini – lançamentos de cores Pecan e Dour com puxadores ocultos iluminados;

Cooktop Extractor: Franke Suíça;

Bancada: MG Superfícies;

Banquetas ilha gourmet: Modelo Diana, designer Alex dos Santos, Moad Home;

Base Marmolite Italiano: SantaMargherita, cor Arabesco Bianco e detalhes em Corian retroiluminado;

Cuba: Deca Unic;

Metais: linha Deca You;

Mesa jantar: Affleck, fornecida pela Moad Home;

Acima da mesa de jantar: Bowls Narciso e Vaso Pós-Tropical, de Guilherme Wentz;

Cadeiras: Tuane, fornecidas pela Moad Home e assentos assinados pela designer Daniela Ferro, com o encosto em palha natural;

Lustre Pendente: modelo Vênus, do artista Vinicius Siega.


editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img