15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Livro "Estação Catarina" é lançado nesta quarta em Florianópolis

spot_img

Livro "Estação Catarina" é lançado nesta quarta em Florianópolis

spot_imgspot_img

Estação Catarina: Publicação reúne textos que abordam a Estrada de Ferro Santa Catarina

A Fundação Cultural Badesc lança em Florianópolis na quarta-feira, dia 10 de março, às 19 horas, o livro de contos e crônicas Estação Catarina: o trem passou por aqui, organizado pela escritora Fátima Venutti, com apoio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

A publicação reúne textos que abordam a Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC) elaborados por 13 autores. O livro faz um registro memorial da história do trem no Estado, especialmente no trecho que unia Blumenau, desde a Subida (hoje no município de Ibirama) até a cidade de Itajaí.

Estação Catarina “traz a saudade e a paixão de infância daqueles que em momentos de sua vida conviveram diariamente com as locomotivas, como daqueles que ansiosamente sonharam e esperaram pela sua única viagem com estas que consideravam fantásticas máquinas”, escreve a professora Carla Fernanda da Silva na apresentação do livro.

Estação Catarina é a segunda obra de Fátima Venutti. Em 2008, ela lançou Terceiro Apito, que traz lembranças sobre sua experiência pessoal em viagens de trem pelo interior de São Paulo. Depois do lançamento da obra, Fátima ouviu diversas histórias vividas por outras pessoas que a motivaram realizar o projeto de um livro sobre o tema com vários autores.

“Ao completar seu centenário de inauguração, em 2009, a Estrada de Ferro de Santa Catarina nos apresenta um cenário triste, perdido entre trilhos cobertos de capim e pontes mal preservadas e esquecidas”, reflete a organizadora do livro no texto de introdução.

Ao longo dos textos, cada autor ajuda a refazer um cenário cultural, social, econômico e geográfico a partir da figura do trem e das ferrovias catarinenses. Cao Hering, um dos autores, conta da experiência e a emoção infantil de viajar de trem, mas quando já era adulto. Altair Pimpão lembra da invenção de um assustador trem fantasma.

Ilustrado com fotografias atuais e imagens antigas, o projeto gráfico da obra realizado por Aline Assumpção e Charles Steuck ajuda o leitor a embalar a imaginação e a construir o cenário descrito nos contos e crônicas.

AUTORES

Adilvo Mazzini (Dourados/ MS)
Altair Pimpão (Blumenau/ SC)
Cao Hering (Blumenau/ SC)
Carlos Braga Müller (Blumenau/ SC)
Christina Baumgarten (Florianópolis/ SC)
Fátima Venutti (Blumenau/ SC)
Gervásio Tessaleno Luz (Blumenau/ SC)
Ivo Gomes De Oliveira (Itapema/ SC)
Jairo Martins (Blumenau/ SC)
Luiz Eduardo Caminha (Blumenau / Florianópolis/ SC)
Paulo Roberto Bornhofen (Blumenau/ SC)
Rogéria Fernandes Albrecht (Florianópolis/ SC)
Rosane Magaly Martins (Florianópolis/SC)

O QUÊ: Lançamento do livro Estação Catarina: o trem passou por aqui, organização de Fátima Venutti.
QUANDO: Quarta-feira, dia 10 de março, às 19 horas.
ONDE: Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.
Entrada franca.

Estação Catarina – o trem passou por aqui, organização de Fátima Venutti, Editora Nova Letra, 2009, 128 págs, R$ 26,90.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img