23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Livro relata experiências em creches municipais

spot_img

Livro relata experiências em creches municipais

spot_imgspot_img

Com a participação de profissionais da área de educação do município, será lançado nesta quinta-feira (13/11) o livro “Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores”. O evento vai acontecer às 19h30 na Sala Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura.

A obra, organizada pela Doutora em Educação Luciana Esmeralda Ostetto, é composta por sete artigos que contam e analisam o cotidiano nas creches da rede de ensino da Prefeitura de Florianópolis. O selo é da Papirus Editora.

Os textos procuram dar visibilidade aos processos de pensar e fazer educação infantil, através de experiências e propostas de trabalho construídas no diálogo entre educadoras em formação, profissionais de creche, crianças e famílias. Desta forma, acrescenta Luciana Esmeralda, “a co-responsabilidade da creche e da universidade na formação de novos educadores vai sendo marcada e pautando-se na escuta, na afetividade e no respeito às diferenças”.

A organizadora da obra diz ainda que a coletânea de textos mostra que a qualidade da educação infantil está diretamente relacionada a fatores como compromisso, dedicação e disposição para ver e ouvir as crianças.

Três profissionais ligadas à Secretaria Municipal de Educação são co-autoras do livro. Cristina Dias Rosa, auxiliar de sala na Creche Stella Maris, e Elisandra Silva Lopes, professora da Creche Almirante Lucas Boiteux, escreveram o artigo “Aventuras de Viver, Conviver e Aprender com as Crianças”.

A supervisora da Creche Nossa Senhora Aparecida, Adriana de Souza Broering, é responsável pelo texto “Quando a Creche e a Universidade se Encontram: histórias de estágio”.

Luciana Esmeralda Ostetto é autora dos artigos “Observação, Registro, Documentação: nomear e significar as experiências” e “O Estágio Curricular no Processo de Tornar-se Professor”.

Andressa Celis Souza e Vanilda Weiss produziram “Aprendendo a ser Professora de Bebês”, enquanto Juliana Quint dos Santos Zanini e Rachel Winz Leite assinam ”Sobre Afetividade e Construção de Vínculos na Educação Infantil”.
Dayane Aline Faria e Simone de Castro Kuhnen são autoras de ”A Linguagem Escrita na Educação Infantil”.

O quê: lançamento do livro “Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores”

Organizadora: Luciana Esmeralda Ostetto

Quando: Quinta-feira (13/11)

Local: CIC

Horário: 19h30

Preço do Livro: R$ 28,00

Páginas: 144

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img