20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Livro-reportagem relata a vida de pescadores industriais

spot_img

Livro-reportagem relata a vida de pescadores industriais

spot_imgspot_img

Obra será lançada na Livrarias Catarinense em Florianópolis

Quando se ouve falar em pesca industrial, somos bombardeados por informações sobre produção pesqueira, frota industrial, números e mais números que se perdem em meio aos dados oficiais. Mas, quem está por trás desses índices? Quem são os pescadores que permanecem semanas no mar, longe de casa? Quem são suas mulheres, que vivem as saudades e a distância? São vidas, ocultadas pelos números.

O livro-reportagem Vidas separadas pelo mar vem para mostrar algumas memórias de pescadores, familiares, amigos e pessoas ligadas indiretamente à pesca industrial em Itajaí e Região. A obra, de autoria da jornalista itajaiense Sheila Ana Calgaro, e que foi seu Trabalho de Conclusão de Curso, será lançada no próximo dia 06 de maio na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping em Florianópolis.

Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Sheila, apresentado em julho de 2007, já no ano seguinte ganhou a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Multilog e apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina.

A obra reúne diferentes histórias de vidas que ajudam a traçar um paralelo sobre os aspectos sócio-culturais dos embarcados e a contar a trajetória da pesca industrial em Santa Catarina e no País.

São histórias do Pinta Preta, pescador português que trabalhou em embarcações ainda movidas a carvão e foi pioneiro em explorar os mares do extremo-sul do Brasil. A vida de Virgínia, solitária em sua casa, convivendo com a constante espera pelo marido. As lembranças de Ricardo, sobrevivente de um naufrágio, que ficou quatro dias à mercê do oceano. A tristeza de Salma Benta, ao perder três filhos para o mar. As mãos milagrosas da benzedeira Dona Lica a abençoar o Santa Luzia, que voltou com o porão cheio de peixe. A intensa procura por emprego, enfrentada por Luiz Carlos, após abandonar a pesca para tentar uma vida em terra.

Histórias também vivenciadas por Sheila, a bordo do barco Monkfish, durante cinco dias em alto-mar, com dez pescadores. “Foi a maneira mais viva que encontrei para trazer minhas impressões e sensações ao texto meramente informativo. Para relatar a rotina estafante destes homens a puxar centenas de metros de rede, durante o dia inteiro”, explica a autora. Desta forma, o livro se divide em 14 capítulos com histórias de vidas e aqueles nos quais a autora narra, em primeira pessoa, a experiência em alto-mar.

A obra tem como objetivo maior registrar memórias e vivências de “anônimos” que somem frente aos números e dados oficiais. Afinal, muitas são as pessoas com histórias para contar, mas poucas são aquelas dispostas a ouvir.

Exposição itinerante e projetos futuros

O projeto, proposto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, foi ampliado também para uma exposição itinerante de 14 banners, com fotos dos personagens entrevistados e extratos do livro. A exposição já percorre desde janeiro deste ano espaços públicos e privados, principalmente de Itajaí. Todas as fotografias foram feitas pelo jornalista Elton de Souza, colega de turma da autora nos tempos da faculdade de Jornalismo.

Sheila também pretende distribuir, gratuitamente, 450 exemplares para escolas públicas e particulares de Itajaí e Florianópolis, além de pesquisadores de todo o Brasil, universidades e sindicatos da pesca. “Quero que este livro sirva como um projeto social e pedagógico, valorizando as histórias destes pescadores que, muitas vezes, não têm seu trabalho reconhecido”, complementa.

A autora já conseguiu parcerias com professores de Itajaí, que irão utilizar a obra na sala de aula, para promover palestras sobre a vida do pescador industrial. Além do livro como material pedagógico será utilizado também o documentário Ciclo das Horas, lançado no ano passado e dirigido por Sheila – um projeto independente, com produção de Simone Castro e fotografia/edição de Mederijohn Corumbá -, no qual são reveladas exclusivamente as vidas dos pescadores e familiares do barco Monkfish.

“Muitas crianças e jovens têm pescadores em suas famílias. Mostrar a importância das memórias destas pessoas é fundamental para que estes alunos também entendam a história da nossa cidade”.

Sobre a autora

Sheila Ana Calgaro nasceu em Itajaí (SC), no dia 20 de agosto de 1985. Formou-se em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí em julho de 2007. Já trabalhou nas áreas de rádio, televisão, impresso, assessoria de comunicação e cinema. Sempre gostou de trabalhar com histórias de vidas e a opção em escrever um livro-reportagem garantiu a possibilidade de relatar com as memórias de personagens “anônimos” de maneira mais literária e aprofundada.

Sobre o lançamento

Vidas separadas pelo mar (Ed. Maria do Cais, R$ 25,00, 256 págs.) será lançado no próximo dia 06 de maio a partir das 19h30 na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações: (48) 3271.6001.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img