18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Projeto ´De Olho no Céu de Floripa` proporciona observações astronômicas durante todo o ano

spot_img

Projeto ´De Olho no Céu de Floripa` proporciona observações astronômicas durante todo o ano

spot_imgspot_img

O Grupo de Astrofísica, ligado ao Departamento de Física da UFSC, dá continuidade em 2009 ao projeto ‘De olho no céu de Floripa’. O programa oferece observações astronômicas à comunidade acadêmica e ao público em geral durante todo o ano. As atividades são realizadas no Observatório Astronômico, ao lado do Planetário.

Atividades para escolas

Todas as terças-feiras, ao anoitecer, o grupo recebe visitas de escolas. Nestes encontros a equipe apresenta aos alunos, com um telescópio de alta tecnologia, a Lua, os planetas, aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias.

Em 2009 o ‘De olho no céu de Floripa’ foi incorporado ao programa ‘Venha Conhecer a UFSC’, que visa organizar visitas aos diversos setores da universidade. O agendamento deve ser feito no site www.venhaconhecer.ufsc.br

Atividades abertas ao público

Nas noites de quartas-feiras as observações são abertas ao público, sem a necessidade de agendamento prévio. O principal objetivo é apresentar ao público noções básicas de astronomia, por meio de uma experiências prática de contemplação do céu. Estas atividades são desenvolvidas na UFSC desde 1998 pelo Grupo de Astrofísica do Departamento de Física. As observações aconteciam no pátio interno do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Em 2004, passaram a ser realizadas no Observatório Astronômico.

Recentemente, com o objetivo de transmitir conhecimentos científicos ao público de forma estimulante e ao mesmo tempo agradável, o projeto passou a oferecer observações astronômicas durante o dia. De segunda a sexta, das 10h às 12h, os interessados podem olhar o sol com um telescópio munido de um filtro de objetiva que protege os olhos das radiações solares.

Este ano as atividades do ‘De Olho no Céu de Floripa’ estão sendo intensificadas devido à comemoração do Ano Internacional da Astronomia.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-8238 / e-mail: astro@astro.ufsc.br

Por Tiago Pereira / Bolsista de Jornalismo na Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img