Florianópolis, 20 de julho de 2024

Livro sobre o Hospital de Caridade é lançado na Assembléia

spot_img

Compartilhe

Será lançado na próxima quarta-feira (29), às 19 horas, no Espaço Cultural Jerônimo Coelho, o livro “Contos do Dr. Benjamin”, de Armando José d’Acampora. A obra é o início de sua aventura literária. Antes disso escreveu dois livros técnicos, sobre a metodologia da investigação experimental e a pesquisa como um todo.

A obra é um conto sobre o Hospital de Caridade e as aventuras de um fictício cirurgião que dá nome ao livro.

Hospital de Caridade:

Inaugurado em 10 de janeiro de 1789 em terreno doado, localizado ao lado da Capela do Menino Deus, o Hospital de Caridade foi considerado hospital militar em 13 de março de 1818, por ato arbitrário do governo da ilha.

A partir de 1949 houve um progressivo aumento da área física do hospital e em 1962 foi assinado convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo qual recebeu a obra de ampliação de enfermarias. A instituição funcionava como faculdade durante as fases clínica e profissionalizante do curso, ajudando a viabilizar a Faculdade de Medicina de Santa Catarina.

Com 228 anos de existência, em 1994, um incêndio destruiu 70% da área construída do hospital, voltando a reabrir em agosto do mesmo ano para prestar assistência médico-hospitalar à população catarinense, sendo administrado voluntariamente pela Mesa Administrativa da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos. Atualmente o hospital conta com 206 leitos ativados, faltando reconstruir 10% do que foi destruído pelo incêndio. (Suzana Couto Tancredo/Divulgação Alesc)

Lançamento do livro “Contos do Dr. Benjamin”, de Armando José d’Acampora

Quando: Quarta-feira (29), a partir das 19 horas

Onde: Espaço Cultural Jerônimo Coelho, Assembleia Legislativa