Maior imersão gratuita em IA de SC ocorre em 14 cidades neste sábado (27)

Inteligência Artificial - AIMaior imersão gratuita em IA de SC ocorre em 14 cidades neste...

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

A Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva levam “As Paredes Têm Ouvidos” a cinco cidades de SC, com shows gratuitos

Turnê começa em 12 de novembro, em Balneário Camboriú, passa por Joinville, Blumenau e Criciúma e chega a Florianópolis em 4 de dezembro, sempre às 19h, com ingressos gratuitos no Sympla.

ADIT Cidades reúne especialistas internacionais em Florianópolis para debater regeneração urbana, de 11 a 13 de novembro

Primeira edição do evento da ADIT Brasil e da Hurbana, no Passeio Primavera, discute retrofit, investimento em áreas consolidadas e espaços públicos com Ian Goldin, Gil Peñalosa, Tim Gill e Rute Ferreira.

Compartilhe

Evento do SCTEC terá palestras sobre carreira e oficinas práticas; podem participar pessoas de todas as áreas e níveis de conhecimento em tecnologia

Iniciativa busca democratizar o acesso à IA e ampliar qualificação dos catarinenses
Florianópolis, 24.06.2026 – O programa SCTEC promove neste sábado (27), das 9h às 12h, a maior imersão gratuita em inteligência artificial já realizada em Santa Catarina.

O evento ocorrerá simultaneamente nas unidades do SENAI/SC de 14 cidades (detalhes abaixo) e oferecerá palestra sobre carreira, dinâmica prática e oficinas de IA, desenvolvimento de software e análise de dados.

As atividades são voltadas a todos os interessados, independentemente da profissão ou do nível de conhecimento em tecnologia.

A iniciativa busca democratizar o acesso à inteligência artificial e ampliar a qualificação dos catarinenses às novas demandas do mundo do trabalho.

“Santa Catarina já é referência nacional em tecnologia e inovação. Nosso desafio é fazer com que este desenvolvimento chegue a mais pessoas, em todas as regiões, como formação profissional. Estas imersões mostram que o governo do Estado está preparando os catarinenses para o presente e para o futuro.”
Fábio Pinto, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

“A inteligência artificial está transformando a forma como estudamos, trabalhamos e nos relacionamos. Queremos que cada vez mais catarinenses tenham a oportunidade de conhecer esta tecnologia e se preparar para as mudanças que ela já está promovendo na sociedade.” Fabrízio Pereira, diretor do SENAI/SC

🚀 Para participar
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site sctec.scti.sc.gov.br/imersao.


📍Onde será realizado o evento?
Blumenau, Brusque, Caçador, Campos Novos, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul e Tubarão. Confira os endereços no site.


💡Quais oficinas serão oferecidas?

• IA na Prática (40 minutos) – os participantes aprenderão a criar prompts, personalizar respostas e utilizar ferramentas de inteligência artificial generativa para diferentes situações do dia a dia.

• Carreira Dev (40 minutos) – atividade voltada à modelagem e prototipação de aplicações, apresentando etapas fundamentais do desenvolvimento de software antes da programação.

• Carreira Dados + IA (40 minutos) – oficina de análise e visualização de dados com Python e Google Colab, mostrando como transformar informações em insights para apoiar decisões e aplicações de IA.


🗓️ Qual é a programação?
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h10 – Palestra “Carreira em Movimento: O que o mercado espera agora”
10h – Oficinas
12h – Encerramento


🎓O que é o SCTEC?
O SCTEC é um programa do governo de Santa Catarina lançado em dezembro de 2025 para ampliar o acesso à formação em tecnologia e inteligência artificial. As aulas são ministradas pelo SENAI/SC e ocorrem de forma online. As opções de cursos estão disponíveis no site. As imersões são uma atividade extra do programa.


👥 Quem pode participar do programa?
Podem participar moradores de Santa Catarina com mais de 14 anos.


📈 Qual é o panorama tecnológico de Santa Catarina?
Santa Catarina conta com 29,4 mil empresas de tecnologia, que empregam 100,4 mil pessoas e respondem por 7,75% do PIB estadual. O setor fatura R$ 42,5 bilhões por ano e prevê a abertura de 44 mil vagas para desenvolvedores até 2027.