24.7 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Mais de 17 mil alunos da rede pública de Florianópolis contarão com jogos de raciocínio para melhorar a aprendizagem

spot_img

Mais de 17 mil alunos da rede pública de Florianópolis contarão com jogos de raciocínio para melhorar a aprendizagem

spot_imgspot_img

Evento de lançamento do Programa MenteInovadora teve demonstração de jogos didáticos e palestras sobre a utilização desse recurso como mobilizador da aprendizagem e do desenvolvimento socioemocional. Na ocasião, esteve presente o Secretário Maurício Fernandes Pereira e sua equipe gestora.

Florianópolis, julho de 2022 – Um evento realizado na última terça-feira (12), no Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação de Florianópolis, formalizou a parceria da Prefeitura Municipal com a empresa Mind Lab, líder no desenvolvimento de tecnologias de impacto social e pioneira em metodologias focadas na aprendizagem socioemocional. O projeto contemplará 17.800 alunos, de 32 escolas, onde serão capacitados 156 professores.

Para o secretário de Educação da Capital, Maurício Fernandes Pereira, o desenvolvimento de capacidades que tornam as crianças e jovens mais preparados para lidar com um mundo complexo e desafiador deve ser contemplado nas unidades educativas. “O aprendizado em sala de aula deve ir além das disciplinas formais, temos que preparar as crianças e jovens para serem cidadãos éticos e viverem plenamente em sociedade. Os jogos são ferramentas lúdicas que criam uma transcendência entre o que é aprendido na escola e a vida cotidiana. Desde cedo devemos estimular a cidadania, a empatia e a colaboração”, explica.

A metodologia da Mind Lab parte de um tripé composto por jogos de raciocínio, métodos e o professor como mediador. Propõe um currículo organizado em atividades projetadas para desenvolver habilidades cognitivas, emocionais, éticas e sociais. Elas são voltadas para todos os segmentos escolares, desde a creche até a formação de jovens e adultos, do jardim de infância até o ensino médio.

Através do Programa MenteInovadora, a Mind Lab disponibiliza conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa. Os jogos de raciocínio funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano. Associados a reflexões provocadas pelos professores e métodos de organização do pensamento, promovem o desenvolvimento das funções socioemocionais e cognitivas dos alunos, que os ajudem a construir seu autoconhecimento e o autocontrole.

Aprendizagem socioemocional

É o processo de aquisição de habilidades para reconhecer e gerenciar emoções, desenvolver cuidado e preocupação com os outros, tomar decisões responsáveis, estabelecer relacionamentos positivos e lidar com situações desafiadoras de forma eficaz. Vários estudos mostraram que ela pode ter impactos positivos no desempenho acadêmico dos alunos, aumentando suas chances de sucesso na escola e mais tarde na vida.

A metodologia Mind Lab

A Mind Lab trabalha com cerca de 70 jogos de raciocínio para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos de 1 a 18 anos, de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento. Os professores recebem manuais que explicam e estruturam cada lição em detalhes para apoiar o desenvolvimento do conjunto de competências do currículo para o respectivo semestre.

A Mind Lab

A Mind Lab é líder em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de impacto social, criadora de uma solução para mudar o cenário brasileiro de defasagem educacional e geração de renda.

Desde sua fundação, em 2006, a Mind Lab já atuou com instituições de ensino do setor público e privado e capacitou mais de 200 mil professores para aplicação de suas metodologias em mais de 17 estados brasileiros, impactando diretamente mais 5,6 milhões de alunos e famílias.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais