21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Mais de 30 mil eleitores vão escolher diretores de escolas

spot_img

Mais de 30 mil eleitores vão escolher diretores de escolas

spot_imgspot_img

Todas as unidades educativas terão candidatos nas eleições diretas para diretores dos estabelecimentos de ensino da Prefeitura de Florianópolis. No geral, 119 pessoas buscam votos em 97 setores da educação infantil e do ensino fundamental. O pleito será realizado no dia 22 de novembro, das 8h às 17 horas, e deve reunir mais de 30 mil eleitores entre alunos, profissionais da educação e pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes da rede escolar.

Há locais com três concorrentes, como é o caso das creches Chico Mendes (Novo Horizonte) e Maria Barreiros (Coloninha), além da Escola Básica Mâncio Costa (Ratones). Em outras 16 unidades as eleições serão disputadas por dois candidatos. É o que vai acontecer nas creches Abraão, Caetana Marcelina Dias, Celso Pamplona, Dona Cota, Morro do Mocotó, Vila União, bem como nos NEIs Barreira do Janga, Raul Francisco Lisboa, Santo Antônio de Pádua. Também estão na mesma situação as escolas desdobradas Ovaldo Galupo, Praia do Forte e Retiro da Lagoa e as escolas básicas Batista Pereira, Henrique Veras e Maria Tomázia Coelho.

As outras 78 unidades educativas, que compõem a rede municipal de ensino, terão cada uma delas apenas um candidato. O diretor que for eleito em determinada escola que possuir um NEI vinculado, também administrará este complexo.

Para participar do pleito o candidato deve ser membro efetivo no quadro do magistério ou membro efetivo no quadro civil, nos cargos de auxiliar de sala e bibliotecário ou ser admitido em caráter temporário no quadro do magistério. O concorrente deve ter formação em nível superior, na área da educação, e ter atuado durante os três últimos anos letivos na rede municipal de ensino da Capital.

A maioria do universo dos eleitores é formada por aproximadamente 18 mil pais ou responsáveis pelos estudantes. Alunos de 5ª a 8ª séries, devidamente matriculados e com freqüência mínima de 75%, também têm direito a voto. Igualmente podem votar 4 mil 500 servidores, entre efetivos, admitidos em caráter temporário, comissionados ou terceirizados.

O pleito será realizado no dia 22 de novembro, das 8h às 17h, com a eleição dos candidatos que tiverem maior número de votos válidos. Em caso de empate, serão escolhidos, em ordem de prioridade, os concorrentes que tiverem maior tempo de serviço na unidade educativa, maior tempo de serviço no magistério público municipal e maior tempo de serviço no magistério público.

A homologação e divulgação dos resultados oficiais das eleições serão publicadas no dia 28 de novembro. Os eleitos vão tomar posse no dia 19 de dezembro e ficarão no cargo por dois anos, entre o período de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2010.

Histórico das eleições

A escolha direta de diretores foi iniciada em 1986. Naquela época os eleitores votavam apenas para dirigentes das escolas básicas. A partir de 1994, passou a ter eleições também nas escolas desdobradas, creches e núcleos de educação infantil.

Números da rede municipal

De acordo com dados de setembro, a rede municipal de ensino possui um total de 24 mil 668 alunos. Nas 39 creches estão matriculadas 4 mil 973 crianças entre zero e cinco anos. Por sua vez, os núcleos de educação infantil independentes (NEIs) são responsáveis por 3 mil 653 crianças entre três e cinco anos, enquanto que os sete NEIs vinculados possuem 320 crianças.

Nas 25 escolas básicas existem 14 mil 394 estudantes de primeira à oitava série e nas 12 escolas desdobradas estão matriculados 1.328 alunos de primeira à quarta série do ensino fundamental.

Cronograma do Processo de Eleição

22/11- Eleições nas Unidades Educativas e divulgação do resultado após as 18 horas

28/11- Homologação e Divulgação do Resultado Oficial das Eleições 2008 pela Comissão Eleitoral Local.

19/12- Posse dos Eleitos

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img