27.9 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Mais de cinco mil pessoas assistiram a Apoteose das Orquestras em Florianópolis

spot_img

Mais de cinco mil pessoas assistiram a Apoteose das Orquestras em Florianópolis

spot_imgspot_img

Clássicos da música erudita e natalina marcaram a apresentação das cinco orquestras, nesse domingo (20) no Parque de Coqueiros.

A apresentação apoteótica da maior orquestra sinfônica do mundo emocionou e contagiou as mais de cinco mil pessoas presentes no Parque de Coqueiros na noite desse domingo (20). Formada pelas orquestras Camerata Florianópolis, Câmara de Blumenau, Sinfônica de Santa Catarina, Sinfônica de Florianópolis e Filarmônica de Jaraguá do Sul, a Apoteose reuniu cerca de 220 músicos que tocaram clássicos da música erudita e canções natalinas em cinco palcos. O espetáculo gratuito faz parte das comemorações pelos 180 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, a apresentação desse ano foi ainda mais espetacular que no ano passado. “A Apoteose foi maravilhosa. Conseguimos atrair a atenção de famílias inteiras que trouxeram cadeiras e toalhas para sentar no gramado. Foi uma apresentação para todos os públicos e com certeza os presentes saíram felizes com o que assistiram”, afirma.

Sob a regência do maestro Daniele Girardello, a Orquestra de Câmara de Blumenau abriu o show com a execução de Chistmas Medley. Na seqüência, a Filarmônica de Jaraguá do Sul, comandado pelo maestro Daniel Bortolossi, interpretou A Chistmas Festival. A abertura da ópera Lohengrin foi apresentada pela Sinfônica de Santa Catarina, orquestra mais antiga do Estado regida pelo maestro José Nilo do Vale. Sob a regência do maestro Jefferson de La Rocca, a Camerata Florianópolis executou a Flauta Mágica com participação da soprano Carla Domingues, que emocionou muitos presentes. A primeira parte do espetáculo foi encerrada com a Orquestra Sinfônica de Florianópolis, que executou a Jesus Alegria dos Homens, sob a regência do Maestro Carlos Alberto Angielotti Vieira e participação de cantores convidados.

Em seguida, os 220 músicos executam juntos a mesma obra. Num só compasso, repetiram o sucesso da apoteose de 2008 formando a maior orquestra do mundo. Sob a regência dos cinco maestros, as seis músicas apresentadas foram Pompa e Circunstâncias, de Edward Elgar, Medley Vienense, de Johann Strauss, Radestsky March, de Johann Strauss, Bottmische Polka, do Cancioneiro Alemão, Noite Feliz e Boas Festas, de Assis Valente. Como era de se esperar, o público animado cantou Noite Feliz e Boas Festas e dançou, depois de pedir bis, a Bottmische Polka ou Barril de Chopp.

O concerto é uma realização do INCADESC/Instituto Catarinense de Desenvolvimento Social Cultural, tem apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funcultural – Fundo de Incentivo a Cultura – e Fundação Catarinense de Cultura – FCC.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img