19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Mais prazo para se inscrever no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura

spot_img

Mais prazo para se inscrever no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura

spot_imgspot_img

Foi prorrogado para 13 de março o prazo de inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Criado com o objetivo de estimular a produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão cultural no Estado, o Edital busca contribuir para o desenvolvimento das Artes Populares, Artes Visuais, Letras, Música, Dança, Patrimônio Cultura e Teatro. Apoiado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Conselho Estadual de Cultura (CEC), o edital contempla um investimento total de R$ 6,8 milhões. As inscrições, gratuitas, estão abertas desde 26 de outubro e seriam encerradas em 26 de janeiro.

A decisão de adiar pela segunda vez o encerramento das inscrições foi tomada pela Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) do edital, que vinha recebendo muitos telefonemas e emails de proponentes pedindo mais tempo, especialmente depois das chuvas que prejudicaram seriamente as regiões Sul e do Vale do Itajaí. O adiamento não deverá atrasar a premiação, já que os demais prazos estipulados pela COA serão mantidos. A comissão aproveitou ainda para realizar algumas modificações no Edital, visando acabar com dúvidas freqüentes dos interessados em participar. Um dos pontos alterados diz respeito à identificação do proponente, que passa a constar apenas no envelope de habilitação, e não mais no do projeto. Também foram esclarecidos os prazos para realização e prestação de contas, e o tempo mínimo de três anos para que as pessoas jurídicas de direito privado estejam registradas em Santa Catarina.

O edital completo e retificado está no link “Downloads” do site da FCC (www.fcc.sc.gov.br), assim como a errata, uma lista com as perguntas mais freqüentes e orientações para a prestação de contas. Mais informações podem ser obtidas pelo email editais2008@fcc.sc.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelo telefone (48) 3953-2347, entre 13h e 19h, de segunda a sexta-feira.

Até agora já foram entregues 152 propostas para o Edital Elisabete Anderle, vindas de 30 cidades catarinenses. A área mais procurada até o momento foi a de Letras, com 49 propostas, seguida pela Música (23), Artes Visuais (21), Patrimônio (15), Artes Populares (15), Dança (15) e Teatro (14). Em algumas áreas, a procura ainda é pequena frente a quantidade de projetos que o Edital poderá beneficiar, como teatro, arte circense (nenhum projeto foi apresentado) e bolsas de execução em artes visuais, com apenas dois proponentes, sendo que a oferta é de 30 bolsas.

Como lembra a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Anita Pires, o objetivo geral do edital é apoiar iniciativas culturais e artísticas que se revistam de interesse social, buscando a ampliação das oportunidades de criação, distribuição e fruição dos bens culturais e a construção permanente de uma cidadania que incorpore a memória e a diversidade da sociedade catarinense, bem como amplie o acesso à cultura. Entidades públicas, como fundações municipais de cultura, não podem participar do Edital.

O edital contempla sete grandes áreas: Artes Populares, Artes Visuais, Projetos e Obras, Letras, Música, Patrimônio Cultural e Teatro. A área de Artes Populares é subdividida nos segmentos Folclore, Artesanato e Arte Circense. Artes Visuais contemplará Projetos e Obras, e Bolsas de Execução. No segmento Dança, recursos para Produção e/ou Circulação. Na área de Letras, subdivisão nos segmentos Publicações e Escritor na Escola. Para Música, recursos para gravação de CDs e DVDs. Na área de Patrimônio Cultural, investimento nos segmentos Material e Imaterial, Museus e Acervos. Em Teatro, prêmios para circulação, montagem e pesquisa. Os requisitos e as explicações de cada uma das áreas, bem como suas competências exclusivas, estão no Edital.
Mais informações: editais2008@fcc.sc.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou (48) 3953-2347.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img