24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

MASC recebe exibição de documentário sobre arte em Blumenau

spot_img

MASC recebe exibição de documentário sobre arte em Blumenau

spot_imgspot_img

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) será palco da exibição do documentário Arte em Plano, que contextualiza o desenvolvimento das artes bidimensionais na cidade de Blumenau. A sessão ocorrerá no dia 19 de setembro, às 19h, com entrada gratuita.

O trabalho é resultado da pesquisa de Ana Paula Marcellino com os registros encontrados em dissertações, artigos, entrevistas e relatórios culturais. O documentário traça a história entre narrativas e depoimentos de artistas, contando como a arte chegou em Blumenau, sua intenção e quais elementos possibilitaram Blumenau tornar-se destaque em produção, comercialização e fruição no cenário das artes bidimensionais catarinense.

Entre os artistas entrevistados estão Rubens Oestroem (natural de Blumenau, com estudos realizados na Alemanha e residente em Florianópolis); Guido Heuer (blumenauense que trabalha com metais); César Otacílio (artista plástico da região do Vale do Itajaí, que iniciou sua vida artística em Blumenau e tem grande destaque como precursor do muralismo na cidade); Quiko Nutss (paranaense que trabalha com técnicas da arte urbana, fixou residência em Blumenau e ampliou a atuação desse forte movimento da arte contemporânea na cidade). Esses olhares permitem ampliar a compreensão do lugar que a arte bidimensional ocupa na sociedade, e como podemos possibilitar a valorização desses artistas e suas técnicas.

Ana Paula Marcellino foi contemplada com o Prêmio Herbert Holetz do Fundo de Apoio à Cultura da cidade de Blumenau para produzir o documentário que abarca o desenvolvimento da arte bidimensional na cidade de Blumenau a partir da década de 60. Através da construção do desenvolvimento da pintura no município de Blumenau a partir de sua popularização na década de 70, o documentário tece uma narrativa binária, entre o ontem e o hoje, para compor a relação criativa que se estabelece entre os indivíduos, o desenvolvimento da cidade e da produção artística.

Serviço:

O quê: Exibição do documentário Arte em Plano
Quando: 19 de setembro de 2019, às 19h
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) – Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis
Entrada gratuita.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img