24.4 C
fpolis
domingo, janeiro 23, 2022
cinesytem

Ministro entrega caminhão do peixe em Florianópolis

Ministro entrega caminhão do peixe em Florianópolis

spot_img

O Ministro da Pesca e Aqüicultura Altemir Gregolin entrega nesta sexta-feira (20/03) máquinas e equipamentos adquiridos com recursos de emendas parlamentares da bancada federal de Santa Catarina. O valor total do investimento é de R$ 11 milhões, beneficiando 63 municípios catarinenses. Florianópolis foi contemplada com o projeto Peixe nos Bairros e vai receber um caminhão frigorífico adaptado para a venda itinerante de frutos do mar. O veículo será entregue, às 9h, em solenidade na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

O caminhão, com capacidade para armazenar 12 toneladas, dispõe de uma câmara frigorífica para estocagem de produtos congelados e uma outra para estocagem de peixe fresco. Também tem espaço para um balcão de exposição e venda dos produtos, funcionando como uma loja ambulante de pescado para que o produtor venda diretamente ao consumidor.

Alimento saudável

Enquanto a média anual de consumo de pescados no mundo é de 16,6 quilos por habitante, o consumo médio no Brasil é de oito quilos/habitante/ano. Porém, se depender da Prefeitura de Florianópolis, o município vai ajudar a melhorar esse índice, facilitando a venda de frutos do mar diretamente nas comunidades com o “Caminhão do Peixe” a partir de 2009. O veículo vai atender o projeto Peixe nos Bairros, criado pelo Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF).

O caminhão vai atender 27 pontos de venda de pescados, sendo 22 comunidades em zona urbana e cinco em área rural. Na Ilha, serão beneficiados moradores da Prainha, Saco dos Limões, Costeira do Pirajubaé, Agronômica, Trindade, Carianos, Tapera, Rio Tavares, Itacorubi, Monte Verde, Vargem do Bom Jesus, Canasvieiras, Ingleses, Vila Arvoredo, Vila União, Canto do Lamin e Campeche. Na região continental, o caminhão vai percorrer as comunidades Chico mendes, Jardim Atlântico, Coloninha, Abraão e Vila Aparecida.

Além de levar à população peixes, moluscos e crustáceos adquiridos direto do produtor, barateando custos, o projeto Peixe nos Bairros tem como objetivo facilitar o acesso dos moradores de Florianópolis a produtos mais saudáveis. O pescado é um alimento nobre, protéico, rico em vitaminas e ômega 3.

O quê: Entrega do caminhão do peixe em Florianópolis

Quando: sexta-feira (20/03) – 9h

Onde: Assembléia Legislativa / Praça Tancredo Neves

spot_img
spot_img