15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Mostra do projeto Saber Fazer valoriza artesão açoriano

spot_img

Mostra do projeto Saber Fazer valoriza artesão açoriano

spot_imgspot_img

O projeto: valorizando a transmissão do saber popular

A UFSC sedia de 5 a 8 de maio, no hall da Reitoria, mais uma exposição do projeto Saber Fazer. Desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Açorianos, o projeto estimula a produção do artesanato por descendentes de açorianos no litoral de Santa Catarina. Farão parte da mostra produtos em tecelagem manual (como tapetes, colchas, mantas e xales), cerâmica figurativa, renda de bilro e de crivo. O visitante terá também oportunidade de comprar as peças e de conhecer o processo de produção, pois diversos artesãos demonstrarão suas técnicas.

“A exposição é mais uma ação para oportunizar aos artesãos que apresentem sua produção diretamente ao público consumidor”, explica Joi Cletison, diretor do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC. “O artesanato é uma atividade de grande potencial econômico e um instrumento inestimável no processo de reconhecimento e fortalecimento da identidade da cultura regional”, complementa Joi. Segundo ele, com essa ação o NEA valoriza o uso de matérias-primas regionais e o ensino informal, caracterizado pela transmissão do conhecimento tradicional.

“Os cursos são oferecidos pelo NEA aproveitando o saber dos artesãos tradicionais que repassam as técnicas aos mais jovens. Também orientamos para a melhoria da apresentação e embalagem dos produtos, com o objetivo de agregar valor a essa produção”, explica o coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos. Ele lembra ainda que as exposições periódicas propiciam a venda das peças sem intermediação, a preços mais acessíveis.

O projeto Saber Fazer é apenas uma das ações do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC. Criado em 1984, o NEA atua em pesquisa, ensino e extensão nas áreas de história, literatura e artes. Trabalha também com diversos aspectos da cultura popular, valorizando o patrimônio material e imaterial herdado dos primeiros povoadores portugueses que vieram do Arquipélago dos Açores e que chegaram ao Sul do Brasil.

Serviço:
O que: Exposição do projeto Saber Fazer
Quando: 5 a 8 de maio, 9h às 17h
Local: Hall da Reitoria da UFSC
Promoção: Universidade Federal de Santa Catarina /Secretaria de Cultura e Arte
Realização: Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC

Mais informações com o coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos, (48) 3721-8605 / 48 998-8938 / e-mail: joi@nea.ufsc.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img