18.6 C
fpolis
domingo, julho 3, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Movimento Unidos pela Vacina entrega mais de 200 mil itens em Santa Catarina

Movimento Unidos pela Vacina entrega mais de 200 mil itens em Santa Catarina

spot_imgspot_img
Equipamentos e produtos doados por empresas ajudam municípios no combate à Covid-19. Balanço parcial foi apresentado nesta quinta-feira, em Florianópolis. Expectativa é chegar a 400 mil 
Todos os 156 municípios catarinenses que apresentaram demandas na pesquisa realizada pelo movimento nacional Unidos pela Vacina foram atendidos pela campanha. Um balanço parcial apresentado nesta quinta-feira (2), na sede da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), mostrou que até o momento 68 cidades (44% do total) já começaram a receber 205.602 itens para ajudar o sistema público de saúde a acelerar a vacinação contra a Covid-19. A expectativa é de que o número de equipamentos e produtos some 400 mil ao final das entregas, ainda em setembro. Com isso, o valor estimado deve saltar dos atuais R$ 1.100.000,00 para R$ 2.500.00,00. Em Santa Catarina, foram 31 empresas doadoras. 

O Unidos pela Vacina reúne, em todo o país, mais de 3 mil pessoas. A mobilização começou em janeiro por iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, para engajar a sociedade no combate à pandemia do novo coronavírus e conseguir vacinar a população adulta até setembro. “Todo mundo achava que não ia dar, mas deu certo porque a sociedade civil, empresários, voluntários, todos se uniram”, comemorou a líder do movimento, Luiza Trajano, em um vídeo exibido no evento. “Agradecemos a todos os governos, municipais e estaduais, às empresas que doaram os materiais neste momento tão difícil e às mulheres do Brasil e de Santa Catarina. Estamos deixando um legado. E Santa Catarina fez bonito. Muito obrigada”, agradeceu. 

O ato organizado pelo Movimento Floripa Sustentável, com apoio da Granfpolis, teve a presença da vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil e responsável pela Região Sul do Unidos pela Vacina, a empresária catarinense Sônia Hess. “O legado deixado é muito importante, pois os equipamentos continuarão nos municípios, melhorando a infraestrutura na área da saúde para atender uma tarefa que continua, pois a pandemia não acabou e novas vacinações serão necessárias”, enfatizou. 

Em Santa Catarina, o Unidos pela Vacina é coordenado pela líder do Mulheres do Brasil, Annalisa Blando, e pelo líder empresarial João Martinelli. A Associação FloripAmanhã e o Floripa Sustentável atuaram na articulação de ações para a captação de doações na Grande Florianópolis. As demais regiões ficaram a cargo das líderes dos núcleos do Mulheres do Brasil. 

Durante a solenidade, o secretário de Saúde de Major Gercino, Marcos Marcelino, que representou os secretários municipais de Saúde, recebeu o enfermeiro Fabio Junior Rosa, coordenador da Atenção Básica do município, para uma homenagem especial a todos os profissionais da saúde. Além de diversos prefeitos e secretários presentes, a Assembleia Legislativa foi representada pela deputada estadual Dirce Heiderscheidt. O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do YouTube Mulheres do Brasil.

COMO FOI REALIZADA A CAMPANHA

Todos os municípios do país receberam um questionário para um amplo levantamento de necessidades. Os 295 municípios do estado responderam a pesquisa e 156 solicitaram algum tipo de apoio: 58 do Oeste, 19 do Norte, 14 da Serra, 23 do Vale do Itajaí, 17 da Grande Florianópolis e 25 do Sul. Neste primeiro balanço, estão os seguintes equipamentos e produtos: geladeiras/freezers (365), câmaras frias (160), ar condicionado (139), computadores (100), aventais (23.134), caixas de máscaras (15.000), caixas coletoras (8.284), pacotes de bolas de algodão (3.090), álcool gel (1.972), outros (153.358). 

Em todo o país, 80% dos municípios que encaminharam demandas já foram atendidos com mais de 800 mil itens. As doações não foram feitas em dinheiro. As empresas adquiriram os materiais e repassaram às secretarias de saúde dos municípios e estados, por meio do Unidos pela Vacina.

FRASES

“O que estamos mostrando aqui, e que faz parte também da história do Floripa Sustentável, é que a união em busca do bem comum traz seus frutos para o presente e planta sementes de esperança para o futuro.”

Zena Becker, coordenadora do Movimento Floripa Sustentável

“Conseguimos elevar o patamar e elevar o entendimento do que significa responsabilidade social. A vacina que hoje tomamos no braço significa o abraço futuro.”

Ricardo Gonçalves, diretor Accenture Brasil, em nome das empresas doadoras

“Santa Catarina sempre foi referência nacional em vacinação, graças aos nossos profissionais de saúde, gente que trabalha de segunda a segunda para termos os resultados que estamos vendo.”
Marcos Marcelino, secretário de Saúde de Major Gercino, representando os secretários municipais de Saúde

“Agradecemos em nome de todos os municípios beneficiados. A união faz a força e é isso o que precisamos ter nos nossos municípios, junto com o governo do Estado e também com os empresários. Precisamos pensar sobretudo no ser humano.”

Cleci Veronezi, prefeita de Rancho Queimado e presidente da Granfpolis, representando os prefeitos

“Agradeço em nome do governador Moisés o que vocês estão fazendo pelo Estado. A principal lição da pandemia é que precisamos trabalhar em comunhão de esforços. Essa ajuda é fundamental na infraestrutura para a vacinação. Vacina boa é vacina no braço.”

Empresas doadoras: 
1- ACCENTURE 2 – BHM TÊXTIL 3 – BMW 4 – BOBS 5 – BRF 6 – CIA HERING 7 – CLAMED8 – CONDOR9 – DOHLER 10 – DROGA RAIA 11 – EMBRAED12 – ENGIE13 – FIESC14 – GIROLLAR15 – GRUPO LUNELLI16 – INST. DUDA E ADELINA17 – IRANI – PAPEL E EMBALAGEM 18 – JAYME GARFINKEL 19 – KRONA 20 – LIBERTY SEGUROS 21 – METALÚRGICA ZEN 22 – NIDEC23 – PORTO DE ITAPOÁ 24 – QUANTITY 25 – QUERO QUERO26 – SEARA27 – SETA ENGENHARIA 28 – TEXNEO29 – GM30 – DOW31 – WHIIRLPOOL 
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img