15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Mudanças climáticas serão tema de conferência em novembro na UFSC

spot_img

Mudanças climáticas serão tema de conferência em novembro na UFSC

spot_imgspot_img

Estudantes ligadas à organização não governamental Engajamundo preparam uma conferência para mobilizar a juventude dos países latino-americanos em novembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A proposta é levantar demandas a serem levadas à 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP 21), que será realizada de 30 de novembro a 11 de dezembro, em Paris, na França. As informações são da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa (Agência AL).

O encontro reunirá cerca de 40 mil participantes. Dentre eles, delegados que representarão 196 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), observadores e membros da sociedade civil. O objetivo da COP 21 é chegar a um acordo internacional sobre como lidar com as mudanças climáticas. Uma das metas é manter o aquecimento global abaixo de 2 graus Celsius. O documento deve entrar em vigor em 2020, em substituição ao Protocolo de Kyoto.

Eventos preparatórios para a COP 21

A organização do evento em Florianópolis conta com a participação de Alicia Maria Amancio da Silva, de 19 anos, estudante do curso técnico integrado em Saneamento do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e Thaianna Cardoso, de 26 anos, graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental na UFSC.

As estudantes participaram da conferência da ONU sobre mudanças climáticas realizada em Bonn, na Alemanha, de 1º a 11 de junho, um dos eventos preparatórios para a COP 21. Elas atuaram como representantes da sociedade civil, com o objetivo de apresentar as principais demandas da juventude brasileira. "A experiência foi muito importante. Percebemos que os jovens precisam se apropriar dessa construção do futuro", disse Thaianna.

A baixa representatividade da juventude latino-americana no evento na Alemanha motivou a organização da conferência de jovens pelo clima (COI) na capital catarinense. "Vamos receber jovens de toda a América Latina. A ideia é contemplar a pluralidade e a diversidade da juventude e contribuir para a construção de um acordo mais justo. Queremos levar a voz do jovem latino-americano à COI mundial, ocasião em que será elaborada uma declaratória de juventude, um posicionamento para a COP 21", ressaltou a estudante de engenharia.

Agora Alicia se prepara para representar a América Latina em outras reuniões de articulação da juventude. Uma delas será realizada na Austrália, no dia 29 de agosto. A outra ocorrerá na Itália, em data a ser definida. "Trabalharemos a versão final da proposta de acordo internacional já esboçado na Alemanha."

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img